Criança têm insônia ?

A dificuldade para dormir é um problema que afeta entre 5% e 10% da população geral e pode atrapalhar, além do sono, a vida das pessoas, inclusive a das crianças, que também podem sofrer com esse mal.

Costuma ocorrer nos primeiros anos de vida e está relacionada principalmente a problemas comportamentais. Da mesma forma que a criança precisa aprender a comer com a colher ou usar o banheiro, ela precisa também aprender a dormir. E quanto mais cedo se ensina o bebê a adormecer por conta própria, menores serão as chances de surgirem problemas de sono.

A insônia pode ser o sinal de que algo está perturbando a criança. Por isso , antes de iniciar qualquer tratamento , devemos investigar as causas mais frequentes .

Principais causas de insônia infantil

No caso das crianças, a dificuldade para dormir pode estar relacionada com problemas físicos, como refluxo , cólicas ou hipertrofia de adenóides ; problemas que afetam o psicológico ou sociais, como a falta de rotina, a entrada da criança na escola, a chegada de um irmão ou ainda a separação dos pais .

Outras causas :

• Maus hábitos de sono – televisão ou tablet na hora de dormir , sem rotina ou ritual de sono , luzes acesas no quarto ;

• Cafeína – refrigerantes , chocolate ou chás ( são estimulantes ) e dificultam o sono ;

• Apneia obstrutiva do sono : relacionado com a hipertrofia de adenoide , favorece os ” despertares noturnos ” diminuindo a qualidade do sono ;

• Efeitos colaterais de medicamentos, incluindo estimulantes usados para tratar o TDAH, antidepressivos, corticoides e anticonvulsivantes

• Asma (tosse)

• Ansiedade

• Síndrome das pernas inquietas

• Distúrbios do desenvolvimento neurológico, tais como autismo, retardo mental e síndrome de Asperger.

Tratamentos para insônia

A insônia infantil pode ser classificada como inicial, quando a criança apresenta dificuldade para adormecer, ou intermediária, quando o sono da criança é interrompido e ela não consegue voltar a dormir.

Inicialmente devemos buscar excluir todas as possíveis causas orgânicas e psicólogicas . Medos e ansiedade podem estar relacionado com a insônia inicial . Já a hipertrofia de adenoide e tosse , com a forma intermediária . Cada caso deverá ser tratado individualmente , após análise rigorosa do comportamento de cada criança .

Primeiros passos :

• Reduza o tempo de televisão e tablets no período noturno ;

• Mantenha uma rotina de quando seu filho vai para a cama e acorda, incluindo nos finais de semana e feriados;

• Evite atividades estimulantes 30 a 60 minutos antes de dormir, como jogar jogos de vídeo, assistir TV, mensagens de texto ou falar ao telefone

• Realizar uma atividade física aeróbica , como natação ou futebol pelo menos 2 vezes na semana .

Medicações

O uso de florais de Bach não possui contraindicação . Antialérgicos sedativos são as medicações mais utilizadas e o uso da melatonina só está aprovado para crianças autistas .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s