Anvisa suspende comercialização de lenço umedecido

Se você é mãe ou pai sabe que o lenço umedecido é um item que não pode faltar em casa, afinal, além de ser uma ótima forma de higienização ainda tem aquele cheirinho gostoso.

Mas, o que a maioria dos pais não sabe é que o lenço umedecido pode representar um real perigo para a saúde do bebê, dependendo da sua composição e da frequência de uso.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da comercialização e da distribuição de dois lotes de lenços umedecidos de duas diferentes marcas. Os produtos devem ser recolhidos após verificação de contaminação pela bactéria Enterobacter gergoviae.

A medida atinge o lote 219/2019 da marca Huggies Max Clean e o lote 024/2019 da marca Baby Wipes.

Segundo a Anvisa, os produtos são de fabricação da Kimberly Clark Brasil Indústria e Comércio de Produtos de Higiene Ltda. Em nota, a agência disse que o problema foi identificado pelo controle de qualidade da própria empresa, que o comunicou à Anvisa.

Esta enterobactéria é um patógeno oportunista. Isto significa que ele infecta um hospedeiro já enfraquecido.

Segundo a empresa, a bactéria identificada não oferece riscos para pessoas saudáveis, mas pode causar infecções mais graves em pessoas que estejam com o sistema imunológico debilitado. A infecção pode se tornar severa e requerer assistência médica adicional .

Lenço umedecido faz mal à saúde ?

O uso de lenço deve ser restrito a situações aonde fica difícil realizar a higienização com água e sabonete . Assim como a limpeza com algodão e água , o lencinho não realiza a limpeza de forma adequada e ainda possui uma série de produtos que podem levar a quadros de alergia .

Utilizá-lo com frequência , varias vezes ao dia , pode levar a quadros de alergias e dermatites . Uma irritação de pele no períneo provoca muito incomodo aos bebês – a urina ácida em uma pele irritada pode provocar dor e prurido .

Fica a dica .