Será que seu bebê toma a mamadeira da forma correta ? Uma prática comum é deixá-las tomar o seu “tetezinho” bem deitadinha e prontinha para dormir . Mas os especialistas são unânimes : crianças que tomam mamadeira deitadas correm maior risco de ter infecção no ouvido.
Isso acontece devido à passagem do leite para o canal auditivo , levando bactérias e vírus , ocasionando infecções de ouvido.
É importante ressaltar que as otites em crianças possuem diversos fatores para sua causa e não somente o fato de tomar mamadeira deitado. Entre os outros fatores estão, por exemplo, predisposição genética e até tabagismo dos pais.
Não confunda : “dar mama deitado” (dar a mamadeira) com amamentar deitada (mamar no peito).O maior risco de infecção do ouvido acontece com as crianças que mamam MAMADEIRA deitada. Nesse caso a posição realmente não é recomendada. Ainda que você retire o leite do peito, se for dar usando a mamadeira, a criança não deve estar deitada.
Qual a posição correta?
Segure-o em um ângulo de, mais ou menos, 45 graus, e certifique-se de que a posição da mamadeira está alta o suficiente em relação ao rosto da criança, para que o bico sempre esteja cheio de líquido e sem espaço para bolhas de ar.
• Se ao mamar o bebê faz um barulhinho , significa que há uma grande passagem de ar junto conta saída de leite , o que pode ocasionar mais cólicas e dor abdominal .
• Nunca deixe o bebê sozinho com a mamadeira , principalmente apoiada em algum lugar . Se o bebê estiver sonolento ele deixa de sugar mas o leite continua caindo , gota a gota , podendo levar a engasgos .