7 a cada 10 crianças têm intestino preso

A constipação intestinal é a dificuldade em evacuar , coma saída de fezes endurecidas , na forma de “bolinhas ” (cíbalas) ou grandes e cilíndricas.Em enquete realizada feita por uma revista brasileira , 68% dos leitores afirmaram que os filhos sofrem sempre com o intestino preso e 27% apresentam problemas esporadicamente. Vamos resolver o seu problema hoje?

A constipação pode ser caracterizada pela evacuação inferior a 3 vezes por semana ou pela ocorrência de evacuação dolorosa , com fezes eliminadas após esforço , acompanhadas por choro.

A constipação é mais frequente nas meninas e pode provocar dor na barriga, náuseas e diminuição do apetite.

O que fazer ?

•Aumentar atividades físicas- caminhar, subir escadas, correr, pular corda, andar de bicicleta.

•Diminuir o tempo total de internet, televisão e videogame- máximo de duas horas horas por dia.

• Levar a criança ao banheiro  5 minutos após as principais refeições para aproveitar o reflexo gastro cólico que estimula a evacuação.Levar mesmo que a vontade de evacuar não apareça.

• Deixar a criança sentada no vaso, durante 10 minutos com os pés apoiados( se precisar, colocar um banquinho),  para que ela consiga fazer a pressão abdominal e ajudar na evacuação.

Os pais também devem orientar que a criança tente evacuar após as principais refeições. Mesmo que não esteja com vontade na hora, eles podem se sentar no vaso por um período de 10 a 15 minutos. Nesse momento, há um refluxo gastrocólico que favorece a eliminação das fezes.

Criança usa laxante?

Não é indicado o uso de laxantes . O laxante funciona para o organismo da seguinte forma : a substância é irritativa ao intestino , que a trata como um “inimigo” a ser combatido , provocando a sua eliminação e por consequência , a saída das fezes.Com o tempo ela perde o efeito laxante , mas pode provocar lesões no intestino e até câncer.

O supositório de glicerina não é considerado um laxante . Ele apenas estimula a região anal a eliminar as fezes na porção mais distal do intestino , chamado de reto.

Cerca de 90% das crianças que apresentam intestino preso têm o que é chamado de constipação intestinal funcional. Nesses casos, as causas costumam ser biológicas, como alimentação pobre em fibras ou alterações na velocidade do funcionamento do intestino, que pode se mover com mais lentidão.

Existem algumas opções nas farmácias de medicações a base de fibras , em pó , xarope e até gominhas que podem facilitar muito o seu dia a dia .

Alimentos “laxantes”

Mamão: possui uma substância laxante natural, tão eficiente quanto alguns remédios para soltar o intestino. É rico em fibras que colaboram para manter as fezes macias. Outras frutas: laranja , melancia , abacaxi , melão , manga , pera .

Feijão: a casquinha dessa leguminosa tem uma fibra que é bastante laxante.Uma xícara de feijão preto cozido tem50% da necessidade diária de fibras de um adulto.

Iogurte: os que são ricos em probióticaos ajudam a manter a flora intestinal saudável, porque repõem sua proteção natural. Evitam assim os dois extremos – desde prisão de ventre a diarreia.

Ameixa seca: assim como o mamão, ela é rica em uma substância laxante natural. Só não exagere na dose, porque durante a desidratação a fruta recebe grande quantidade de açúcar.Pode ser colocada nos suco ,mingau , iogurte.

Milho: uma única xícara de milho cozido já é suficiente para obter cerca de 13% das necessidades diárias de fibra, além de uma série de antioxidantes, como a vitamina A e as vitaminas do complexo B. Quando preparadas sem óleo e com pouco sal, pipocas também podem ser consideradas bons laxantes.

Outros : abóbora ,brócolis , berinjela , vagem , couve flor ,aveia ,linhaça.

 Alimentos que você deve evitar

Banana: adorada pelos pequenos, não é uma opção interessante para o trânsito intestinal congestionado.

Leite: de vaca de caixinha tem quantidade de proteínas bem diferente do leite materno.A diluição do leite com farinhas ( mucilon ,neston , sustagen) pioram o quadro.

Maçã: não que a fruta seja ruim, mas é reconhecida por prender o intestino. Até porque as crianças costumam comê-la sem a casca e, aí, boa parte das fibras se perde.

Arroz branco: o polimento elimina grande quantidade das fibras presentes no cereal. Não precisa cortar o alimento do prato, mas é importante misturá-lo a boas doses de feijão.

Guloseimas : não possuem fibras e ainda diminuem o apetite : bolachas , doces , bolo , salgadinhos.

Outros :macarrão e batata. Essa é a dupla dinâmica que vive no prato das crianças que se alimentam mal e tem constipação.

Fica a dica.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s