É muito comum na prática da Pediatria observar erros comuns na limpeza das mamadeiras e chupetas . A limpeza correta é fundamental para a prevenção de infecções bacterianas , virais ou fúngicas na boca do bebê .
Acredite , vale a pena rever os hábitos de higiene . Às vezes ficamos no modo automático ou aprendemos com nossas mães da forma errada e isso pode dar um trabalhão depois.
Tomou , lavou
Logo após a mamada, enxágue a mamadeira . Use detergente na lavagem , com uma escova própria para o uso e enxágue bem para não deixar resíduos , principalmente nos bicos e chupetas.
Esterilização em várias formas
Panela
Encha uma panela com água e ferva por aproximadamente 5 minutos.Em seguida, mergulhe os utensílios na água fervente e deixe aquecendo por mais 10 a 15 minutos.
Microondas 
Foi, de longe, o que mais usei com os meus filhos e AMEI!! Achei superprático e simples de usar : coloque água até a marca indicada, deixe os objetos já limpos e desmontados e colocar por 6 minutos no microondas.
Esterilizador a vapor de tomada:
Coloque os objetos no esterilizador que ele faz tudo sozinho . É um trambolho , mas tem a vantagem de não precisar manipular nada antes , durante ou depois a esterilização . É o método mais caro.
Esterilizador portátil de saquinho:
Gente, esses “mini esterilizadores” são o máximo : são saquinhos no qual você coloca os objetos dentro e leva ao microondas . Incríveis para viagens, para não precisar levar aquele trambolho enorme na mala .No pack vem vários saquinhos e cada um pode ser reutilizado até 20 vezes.Vale a pena ter em casa e na bolsa de passeio do bebê.
Pacifier wipes:
Outra coisa que usei bastante foram esses lencinhos umedecidos para chupeta. Sempre levava comigo e quando a chupeta caía no chão, passava uma água e o Pacifier Wipes .Superprático .
Não coloque na geladeira !
Depois da esterilização , deixe secar no suporte de mamadeiras ou no próprio esterilizador . Não deixe na geladeira , pois os bicos e mamadeiras ficarão úmidos, favorecendo a proliferação de fungos causadores de ” sapinho”.
Guarde em recipientes plásticos , bem secos . Não use pano de prato ou toalha para secar , pois assim a sua esterilização foi em vão .
A esterilização pode ser feita até os 9 meses de idade . Após este período o bebê poderá entrar em contato com bactérias que irão ajudar a construir a flora intestinal saudável . Estas bactérias auxiliam na proteção e na nossa imunidade.
Como tirar o cheiro ?
Existem soluções próprias para isso , mas um método caseiro é com uso de bicarbonato : 1 colher de chá com água quente na mamadeira e deixar até o dia seguinte . Enxágue e está pronto para o uso.
Fica a dica .