Como fazer o seu bebê dormir a noite inteira

Eu sei que você já deve ter ouvido alguma colega ou vizinha dizer que o bebê dela dorme a noite inteira e nunca deu um pingo de trabalho . Mas saiba que isso é muito raro.

Nos primeiros meses , o estômago do bebê é pequeno e por isso a mamada é de livre demanda : ele mama na hora que desejar. A frequência das mamadas ocorre mais ou menos a cada 3 horas e por isso será inevitável que você tenha um sono restaurador neste período .

Especialistas afirmam que neste período o bebê ainda não produz o hormônio regulador do sono , a melatonina , e por isso o ciclo dia e noite pode estar invertido – bebês que dormem durante o dia e ficam acordados durante a noite . Então saiba que isso também é normal .

No desespero por um descanso , muitos pais recorrem a chás de todos os tipos, reforçam a mamadeira com engrossante ( farinha láctea ou mucilon ) , acrescentam mamadeiras ou mamadas de madrugada e até chegam a dar remédios para o bebê dormir.

Pensando nisso surgiram os chamados “consultores do sono” que através de técnicas diversas prometem dar algum alívio para as noites mal dormidas . Será que realmente funcionam ?

Apenas 10% dos bebês a partir dos 3 meses dormem a noite inteira – cerca de 5 horas seguidas . Seja em aleitamento ou mamadeira .

O Método de carinho 

Esta metodologia de Elizabeth Pantley, autora do livro “Soluções para Noites Sem Choro”, visa a adaptação gradual do bebê. As estratégias baseiam-se em inibir as associações do sono – embalar para dormir . No caso dos bebês que dormem apenas se forem embalados, a ação deve ser diminuída gradualmente. Já os que têm o hábito de mamar para dormir, a mãe deve retirar gentilmente o mamilo da boca do pequeno quando perceber que ele não está mais mamando com vigor. Não há problema se ele procurar o mamilo e mamar novamente desde que você retire o mamilo quantas vezes forem necessárias para ele entender que não dormirá enquanto mama.

Vantagem : baseada no carinho , não há sofrimento para o bebê.

Desvantagem : demanda tempo e muita paciência .

Método do choro controlado 

Do pediatra Richard Ferber, neste método o bebê é colocado no berço sonolento, ainda acordado. Os pais só voltam ao quarto se ele chorar forte, esperando de dois a três minutos até aparecer novamente e confortá-lo brevemente, sem a intenção de acalmá-lo ou de fazê-lo parar de chorar. A visita é apenas para mostrar que ele não está sozinho e que é hora de dormir. Faça isso por até um minuto e saia, mesmo que o bebê continue chorando. O processo deve ser repetido sempre que necessário e não é aconselhado dar colo.

Vantagem : técnica com resolução em menor tempo

Desvantagem : choro e sofrimento do bebê podem ser devastadores para as mães e pais nos primeiros dias

Método da encantadora dos bebês

A técnica da enfermeira Tracy Hogg, conhecida como encantadora dos bebês, se baseia em ma organização de rotina através de uma sequência que deverá ser seguida durante o dia: o bebê mama, brinca e dorme. Se ele chorar, tente acalmá-lo sem tirá-lo do berço. Se necessário, faça a técnica de pegar no colo e colocar no berço, até ele aprender a dormir ali. A tática é a criança ir para o colo apenas para se acalmar e depois para a cama. Faça isso até ela dormir.

Vantagem : incentiva a rotina e o ritual de sono , por isso tem maior eficácia a longo prazo .

Desvantagem : alguns bebês ficam mais estressados de serem pegos e colocados de volta no berço. O método costuma demorar mais tempo e exige paciência.

Método da cadeira

A técnica de Kim West ensina a colocar uma cadeira ao lado do berço para o cuidador se sentar, sem conversar até que o bebê durma. Você pode até tocá-lo em alguns momentos, mas não o tempo todo, pois o objetivo é dissociar o toque e o colo do sono.

Quando ele acordar, você voltará para a cadeira e dali continuará confortando-o, com menos contato físico e fala. Depois de três noites, a cadeira deverá ser movida para o meio do quarto, Em mais 3 noites, ela deverá ficar na porta. Nessa técnica, o bebê poderá chorar, mas não estará sozinho.

Vantagem : semelhante ao método do choro controlado , mas neste caso você pode confortar a criança .

Desvantagem: se você ficar tocando e conversando com seu filho, ele continuará dependente de você e dificilmente não irá para o colo .

Qual o melhor método ?

A melhor técnica irá variar para cada binômio mãe-bebê . Não há uma reposta única , por isso existem tantos métodos e cursos .

Não dormir não é brincadeira – qualquer novo pai pode dizer-lhe quão debilitante é. Isso afeta a sua vida : tira sua capacidade de pensar claramente , lembrar de coisas , enfraquece seu sistema imunológico e seus reflexos, diminui o desejo sexual . Também pode causar depressão e ansiedade. Tudo é mais difícil quando você não está dormindo.

Essa fase vai passar !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s