Alergia a picada de inseto

Com o aumento da temperatura as crianças passam a usar roupas mais curtinhas e a presença dos insetos também aumenta . Quando o bicho pica , dói e causa muita coceira , mas como saber se meu filho é alérgico a picada de inseto ?

Temos dois tipos de inseto : os sugadores e os venenosos. Os insetos que picam, como os pernilongos e pulgas , não causam reações graves , como falta de ar. Todas as crianças terão no local da picada , vermelhidão e coceira , isso isoladamente não indica alergia .

Porém, os insetos que ferroam, como abelhas, vespas e algumas formigas, as picadas contêm agentes estranhos ao seu organismo e, podem fazer mal e causar reações alérgicas graves .

Quando os agentes entram em contato com seu corpo, o sistema imunológico — sistema de defesa do corpo — entra em ação. Ao se sentir ameaçado por um agente estranho, como no caso de uma picada de inseto, o corpo libera histamina (e outras substâncias inflamatórias) no local da picada.

Quanto mais histamina é liberada, mais importantes são as reações : coceira , vermelhidão , inchaço e até falta de ar , como nos casos de alergia grave .

E, dependendo de quão alérgica é a pessoa, a picada pode causar uma reação que ameaça a vida. A maioria das pessoas não é alérgica, mas, ao saber a diferença, você pode decidir se precisa consultar um médico, ou não.

Por essa razão, neste post, vamos explicar a você por que ocorre a reação alérgica e quais são os sintomas.

Como saber se a criança é alérgica a picada ?

Infelizmente, não dá para prever . Só sabemos se uma pessoa é alérgica ou não após a picada .

Normalmente a reação alérgica leve é tratada com medicamentos antialérgicos ou pomadas . Quando a alergia a picada de inseto ocorre no nível mais grave, somente o serviço de emergência médica poderá tratar o paciente.

Esses casos exigem medicamentos específicos, que serão orientados pelo seu médico no caso de um novo acidente . São medicações injetáveis e devem sempre estar a disposição da criança .

Lembrando que as alergias possuem grande influência genética. Portanto, se os pais ou algum parente próximo tem alergia, é sempre bom ficar atento. Em caso de rinite, asma ou dermatite, o risco de também é maior.

Mas meu filho tem muita reação a picada de pernilongo , não será mesmo alergia ?

Sim , ele pode fazer uma reação local , mas nada além disso . O maior problema é que as picadas de insetos sugadores sempre são múltiplas – eles picam vários lugares em um único momento – e isso provoca muita coceira .

O gelo alivia a coceira e, além das pomadas com antialérgico, outras mais naturais, à base de aloe vera e arnica, por exemplo, também amenizam o desconforto.Evite pomadas de corticoide e use em pouquissima quantidade , 2 vezes na semana . Após 7 dias a maioria das lesões já estarão resolvidas , mas no caso de uma nova picadura , as lesões antigas podem voltar a ficar avermelhadas . Por isso é fundamental o uso de repelentes para melhora definitiva .

E tem exame para diagnóstico?

Sim.O teste cutâneo detecta quais alérgenos sensibilizam o paciente e o resultado sai na mesma hora . Procure um alergologista e obtenha mais informações .