Vamos falar sobre fitoterápicos?

Buscar um tratamento alternativo para quadros leves de tosse e gripes , que tenha menos ” química” e com menos efeitos colaterais é uma das minhas prioridades . Para isso , faço uso de medicação fitoterápica , conduta muito comum entre pediatras .

Remédio fitoterápico não é o mesmo que xarope caseiro ou chá. São produzidos pela indústria farmacêutica e regulados pela Anvisa. Tem eficácia comprovada através de estudos científicos e podem ter efeitos colaterais ou restrições de uso.

Vamos falar sobre as substâncias mais comuns e a suas formas de aplicação :

Hedera helix

Se você fizer uma busca no Google , a substância mais encontrada na forma de xarope para tosse será a Hedera helix. Planta nativa do continente europeu, tem o princípio ativo extraído de suas folhas através de um processamento industrial .

Esta medicação possui dupla ação: mucolítica e broncodilatadora. Aumentam a expectoração, eliminando as secreções que obstruem as vias aéreas . A sua concentração nos xaropes varia entre 7,5 mg/ml a 15 mg/ml.

Marcas : Torante , Liberaflux , Abrilar.

Restrição : pessoas com intolerância a frutose .

Desde 2014 a Anvisa emitiu parecer contraindicando o seu uso em crianças menores de 2 anos .

Ananas comosus

Extrato de abacaxi , possui ação fluidificadora sobre o muco , ou seja , torná-lo menos espesso e tem ação anti-inflamatória das vias respiratórias. Um estudo brasileiro realizado em 2016 determinou sua eficácia próxima ao uso de mel .

Marca : Bromelin

Restrição: alergia a extrato de bromelina. Pode ser utilizado em crianças acima de 2 anos de idade.

Perlagonium sidoides

Extraído das raizes do gerânio de origem africana , tem ação expectorante , antibacteriana e com melhora da imunidade . Vendido na forma de gotas .

Marca : Kaloba , Umckan

Restrição : alguns casos de intolerância com náusea , vômitos ou diarréia .

Qual é o melhor ?

Depende . Para cada criança ou para cada infecção temos uma medicação . De uma forma geral , apesar de apresentarem ação sobre tosse e gripes com secreção , possuem ações distintas .

O objetivo do post não é incentivar a automedicação , mas de orientar sobre formas alternativas de tratamento e que devem ser discutidas com o seu médico .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s