Eu adoro presentear minhas amigas com uma “caixa farmácia” – uma caixa com todas as medicações que não podem faltar nos primeiros meses de vida .
Você não precisa ter exatamente um kit de primeiros socorros, daqueles comprados prontos, mas é bom manter sempre em casa uma série de remédios básicos.
Não é necessário um estojo especial para guardar os remédios e materiais, mas é útil ter uma bolsinha que facilite a organização e o transporte no caso de você viajar ou passar o dia fora.
1. Antitérmico
Paracetamol em gotas . Dipirona e Ibuprofeno possuem restrição de uso : o primeiro somente acima de 3 meses e o segundo acima de 6 meses .
2. Remédio para cólica
Simeticona é fundamental , mas geralmente eu incremento com um remédio à base de Lactobacilos reuteri , o Colidis .A Simeticona trata o sintoma , a dor , mas não a causa . O uso de lactobacilos recompõe a flora intestinal do bebê , que liberam enzimas digestivas , prevenindo a constipação e a presença de cólicas .
3. Soro fisiológico 0,9%
Serve para limpeza dos olhos , do umbigo e até do nariz , através das lavagens com conta gotas .
Recomendo usar o frasco de até 100 ml , pois após aberto , o produto sofre contaminação de bactérias . Evite o recipiente de 500 ml .
4. Álcool a 70%
A limpeza do umbigo deve ser realizada com álcool para desinfecção e secagem do coto. Mesmo após a queda , a mãe deve continuar fazendo uso por mais 7 dias para prevenção da infecção e de sangramentos .
5. Termômetro
Fundamental , principalmente para as mães de “primeira viagem” . Nunca confie na sua mão – se achou o bebê quentinho , use sempre um termômetro – e medique quando a temperatura for superior a 37,8 graus .
6. Gazes ou algodão
Para limpeza do olho , de preferência a gazes – são limpas ,descartáveis e não deixam “fiapos”. Já ao aplicar um produto , o algodão torna-se uma boa escolha , pois ele absorve o líquido , facilitando a aplicação .