Dor nas costas de criança indica algo grave?

A coluna vertebral é o eixo central do esqueleto humano. Além de sua importância para manter a postura ereta, possibilitar a movimentação dos membros superiores e inferiores, proteger a medula espinhal, é ela que garante suporte ao peso do corpo.

A dor nas costas geralmente se manifesta durante a fase escolar, quando a criança passa a carregar o peso de livros e cadernos e passa muito tempo sentada fazendo as tarefas escolares .

Segundo os especialistas , 50% das crianças terão dor nas costas até os 15 anos.

Causas

Má postura

As crianças estão passando cada vez mais tempo apegadas a vídeo-games, tablets e outras práticas relacionadas à postura incorreta do corpo, por isso o aumento das queixas relacionadas à dor nas costas.

A infância e parte da adolescência é um período chave na constituição da coluna. Nesta fase ela ainda está em formação então os pais devem ter esse cuidado com a maneira que os filhos se sentam e deitam para que elas não desenvolvam desequilíbrios musculoesqueléticos, como um ombro maior que o outro ou então uma lordose. A ideia é fiscalizar mesmo, corrigir a postura, orientar.

Mochila : um importante vilão

A longo prazo, a carga extra afeta a postura da criança, o que pode levar à escoliose (quando a coluna fica mais inclinada para um dos lados), hiperlordose (aumento da curvatura da coluna cervical e/ou lombar) ou hipercifose (a famosa corcunda, um aumento na curvatura da coluna torácica).

Excesso de peso

A obesidade infantil, problema que atinge uma em três crianças no Brasil, segundo dados do IBGE, também pode provocar dores. O acúmulo de gordura na região lombar sobrecarrega a coluna e pode enfraquecer os músculos que a sustentam.

Quando a dor nas costas sinaliza algo grave?

No momento em que ela passa a ser recorrente. Sempre que seu filho reclamar, pense nas atividades do dia que podem ter causado um desconforto maior na criança, como um novo exercício físico.

Nesse caso, o incômodo costuma desaparecer sozinho e rapidamente. Mas, se a reclamação já se estende por mais de uma semana, é essencial procurar um ortopedista antes que a dor se torne crônica.

Qual é o tratamento?

Ele vai depender do diagnóstico médico, o que pode variar de acordo com a causa. Em algumas situações, ele pode prescrever analgésicos ou anti-inflamatórios.

O ideal, no entanto, é prevenir desde cedo. E a atividade física é a melhor maneira de reforçar a musculatura da coluna. A natação é uma das mais recomendadas para as crianças, já que tem baixo impacto devido à ação da água e ajuda no equilíbrio e sustentação.

Escoliose : doença mais comum na adolescência

Coluna torta, desnível dos ombros ( um mais alto do que outro ) e dor lombar nem sempre são sinais de má postura, mas podem ser de escoliose. O aparecimento da escoliose geralmente se instala no final da puberdade e se intensifica na adolescência. Nesse período, a progressão da anomalia é mais rápida devido ao estirão de crescimento .

O diagnóstico é feito durante o exame físico , aonde se observa a presença ou não de desvio da coluna . A escoliose pode entortar a coluna nos formatos de “S” ou “C” e, além da restrição gradativa de mobilidade, pode comprometer o funcionamento dos pulmões, coração e sistema digestivo.

A escoliose ocorre com maior frequência em adolescentes do sexo feminino e não tem causa aparente.

A escoliose é a mais deformante das patologias ortopédicas. Isso chama muita atenção, pois se o problema fosse notado desde cedo, a pessoa teria mais qualidade de vida. É importante que a detecção seja a mais precoce possível, pois aumentam as chances de impedir sua evolução.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s