Crianças que roncam têm problema de saúde e devem ser tratadas

O ronco é um ruído respiratório forte, rude ou agudo, que ocorre durante o sono e é produzido pela vibração da parte posterior do palato. Quatro de cada cem crianças com idade entre dois e oito anos roncam, segundo últimas pesquisas.

É um sinal de alguma dificuldade respiratória, normalmente das vias aéreas superiores (nariz ou garganta). O ruído é provocado pela dificuldade da passagem de ar através das estruturas que compõem a via respiratória e podem estar relacionados com :

• alergias : rinite ;

• infecções : resfriados , gripes , amigdalites ;

• hipertrofia de adenóides e amígdalas ;

• excesso de peso.

Outros motivos que podem levar ao ronco é o uso excessivo de chupetas e mamadeiras. Isso porque os bicos podem alterar a arcada bucal das crianças. Esses acessórios tornam o palato (céu da boca) mais profundo e, mudando seu formato, prejudica a passagem do ar.

A Academia Americana de Pediatria acaba de lançar novas recomendações para as crianças que roncam, sugerindo que elas sejam examinadas sempre.

Por que roncar faz mal?

Diminui o rendimento escolar : o ronco pode acarretar queda do rendimento escolar e problemas no desenvolvimento infantil, devido a baixa qualidade do sono.Os pais, em geral, confundem o ronco com um sono profundo, e acabam julgando que a criança esteja descansando bem.

Na verdade não é bem isso que está acontecendo : a criança está roncando e tendo dificuldades para respirar direito e o descanso fica comprometido, bem como a retenção de informações aprendidas ao longo do dia.

afeta o crescimento : há estudos que mostram que a criança que ronca pode sofrer até mesmo alterações no crescimento, já que a oxigenação dos tecidos é prejudicada, em especial quando ela tem apneia.A falta dos estágios profundos de sono pode interferir na liberação do hormônio de crescimento, que ocorre em picos nessas fases.

aumenta o peso : como o corpo não consegue repor todas as energias de que necessita com um sono de baixa qualidade , a criança acaba comendo em excesso, numa tentativa inconsciente de buscar outras fontes de energia.

Adenóide provoca ronco?

Quem tem problema adenóide , por ter uma redução da passagem do ar pelo nariz , vira um respirador bucal ao dormir , evoluindo com o ronco. O mesmo acontece quando estamos resfriados e o nariz entope.

A obstrução nasal faz com que a criança respire pela boca , promovendo uma grande mudança no padrão de crescimento facial e dentário, alterações de mordida, de posicionamento lingual e até de dicção das palavras.Ao respirar pela boca durante a noite, a criança pode acordar com dor de garganta e sentir muito desconforto.

A hipertrofia de adenóide terá tratamento cirúrgico, com remoção desta “pele” no interior do nariz.O objetivo é aliviar a respiração , reduzir o número de infecções de garganta .A necessidade de uma intervenção cirúrgica vai depender da avaliação de três fatores: o tamanho da amígdala, como o ronco atua na interferência do sono e também na rotina da criança.

Nada melhor do que uma boa noite de sono. Dormir bem interfere diretamente na saúde e na qualidade de vida. Com as crianças, não é diferente.Procure um pediatra e relate o problema para uma análise do problema e encontrar a causa para que o tratamento seja realizado rapidamente.

Seu filho agradece . Todo mundo merece uma boa noite de sono.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s