E se eu não fizer a vacina da meningite ?

Eu falo com você , que ficou assustada com os noticiários e não tem condições financeiras de fazer a vacina da meningite na clínica particular .

As vacinas na rede pública de saúde protegem contra alguns agentes causadores da doença. Entre elas está a BCG (meningite tuberculosa), a tríplice viral (meningite por sarampo, rubéola e caxumba), a vacina contra catapora (meningite por varicela), a vacina pentavalente (meningite por Haemophilus influenzae b em crianças abaixo de 5 anos de idade), a vacina meningocócica C conjugada (meningite meningocócica do tipo C) e vacinas pneumocócicas conjugadas 10 valente (meningite pneumocócica/10 tipos).

Por isso, toda criança brasileira vacinada já possui imunidade contra meningite , pois nosso calendário de vacinação é um dos melhores do mundo . Mas não há proteção contra um dos tipos mais agressivos de meningite , a do tipo B.

As “letrinhas” da vacina de meningite indicam os sorotipos : A,C,W,Y e B. Com a disponibilização da vacina contra o meningococo tipo C na rede pública , houve o aumento da incidência de casos de sorotipos que eram menos frequentes como a meningite do tipo B .

Igualmente grave , a meningite do tipo B tornou-se mais frequente porque grande parte da população está protegida contra esta doença .

Lembre-se : não vivemos uma epidemia de meningite no Brasil. Não há motivo para pânico ou desespero para pagar por vacinas tão caras . A meningite é uma doença grave , mas não é comum . Crianças morrem de acidentes automobilísticos e afogamentos com mais frequência do que com doenças infecciosas.

Claro , que a recomendação é realizar as vacinas contra todos os sorotipos , B e ACWY . Mas se você está com a carteirinha atualizada pelo SUS , seu filho está com uma boa proteção para meningite .

Existem casos de meningites virais e provocadas por fungos , muito raras , mas que não tem prevenção , pois não há vacinas disponíveis .

Por isso , muita calma . Converse com o seu pediatra e não tome decisões precipitadas .

E quem não tomou nenhuma vacina ?

Se for uma criança acima de 1 ano de idade ou um adolescente, a orientação da Sociedade Brasileira de Imunização é receber duas doses da ACWY e duas a 3 da meningocócica B.

Em pessoas com mais de 20 anos de idade, não há urgência. É que esse público tem um risco menor de desenvolver um quadro grave de meningite. O número de mortes é maior em crianças e idosos, que têm um sistema de defesa mais comprometido . Isso não quer dizer que adultos estejam imunes ao contágio pela bactéria , mas os efeitos da doença tendem a ser mais mais leves.

Fica a dica .