Chá de picão contra icterícia funciona ?

Desde que me formei sempre declarei que o chá de picão não possuía nenhum efeito sobre a icterícia do bebê recém nascido . É assim que aprendemos na faculdade.

Mas a cultura popular sempre foi forte ao afirmar de que esta erva tem ação efetiva , não só contra a icterícia , mas também para tratamento de outras doenças .

Em 2010 Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma regulamentação para o uso de plantas medicinais, com o objetivo de popularizar a prática. A medida, que faz parte da RDC 10, busca esclarecer quando e como as drogas vegetais devem ser usadas para se alcançar efeitos benéficos.

Na publicação , temos a indicação do picão para tratamento da icterícia :

Extraído de http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/CP/CP%5B26836-1-0%5D.PDF

O picão-preto, planta cujo nome científico é Bidens pilosa é tradicionalmente utilizada pela cultura popular para tratar icterícia, doença comum em recém-nascidos, provocada por elevação de bilirrubinas no sangue , deixando a pele e a parte branca dos olhos amareladas.

A erva apresenta propriedades anti-inflamatórias, antidiabéticas, diuréticas, antioxidantes, antissépticas, anti-ulcerosas, hepatoprotetoras e antiespasmódicas. São vários estudos publicados com testes in vivo , ou seja , em animais , que indicam uma ação benéfica em vários órgãos , inclusive antibacteriana.

…” Conforme demonstrado, a espécie Bidens pilosa apresenta diversas atividades farmacológicas, que podem ser atribuídas aos diversos compostos secundários presentes na espécie, porém mais estudos são necessários para caracterizar sua eficácia e segurança de uso, especialmente através estudos clínicos, já que estes ainda não foram feitos”… ( MONOGRAFIA DA ESPÉCIE Bidens pilosa (Picão – preto) – Ministério de Saúde /Brasília 2015).

Na icterícia neonatal , o mecanismo de ação do picão não está completamente elucidado . Li sobre o assunto , procurando exaustivamente e a única ação que encontrei foi a de melhora da função hepática em testes com animais .

Como usar ?

Não há segurança comprovada do seu uso por via oral em recém nascidos . A indicação segue somente quanto ao banho :

Trecho extraído de https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2017/setembro/11/Monografia-Bidens.pdf

Pode fazer mal?

Pelos estudos do reunidos na monografia do Ministério da Saúde , não há toxicidade ou indício de que seja uma substância irritante quando aplicada na pele .

Mas atenção ! A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria segue com o banho de sol e avaliações com o pediatra . Somente ele é capaz de determinar qual o tratamento deve ser realizado .

👍🏻 Gostou da matéria ? Tem muito mais em http://www.drafernandapediatra.com . Leia , compartilhe , comente . Assim você me ajuda a divulgar mais e mais informações !

Muito obrigada 🥰

36 comentários Adicione o seu

  1. Felipe G Souza disse:

    Vejo que este artigo só me trouxe dor de cabeça no consultório, já que quem lê ele é mais paciente leigo Dra.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Veja , eu estudei sobre o assunto e o texto apenas relata a liberação da Anvisa sobre fitoterápicos disponíveis nas UBS e suas indicações

      Curtir

  2. Anônimo disse:

    Pode causar , queimaduras gravss na pele

    Curtir

  3. Luciana ferreira disse:

    Boa tarde .
    Pode ser usado este banho d picão em escaras?
    Desde já obrigada

    Curtir

      1. Fátima Magalhães disse:

        Eu não concordo. Meu filho tomou esse banho e teve lesão gravíssima no cérebro. O correto é hospital. Fazer exame de sangue pra saber quanto está a bilirrubina. Meu filho faleceu por causa de uma icterícia.

        Curtir

  4. Diogo disse:

    Um texto como este poderia ser mais estudado ou analisado , antes de ser publicado , visto que hoje em dia a grande maioria da população não tem tempo ou a devida leitura afunda sobre o assunto em questão , então a publicação ou a forma que é exposta , é muita exposição do que realmente informação , com isso a tornando como se fosse uma cura para tal , devemos ter cuidado com esses tipos de publicações.

    Curtir

    1. Não entendo porque … se o título faz uma indagação – será que funciona – e não uma afirmação – chá funciona .

      Curtir

  5. Ruth disse:

    Banho de picão é muito bom sou de uma família de 10 irmãos minha mãe com.minha avó faziam esse banho em nós qdo recem nascidos todos eram curados ,isso a 70 anos atras.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Anônimo disse:

    Doutora, a SBP não indica chá ou banho de picão e muito menos banho de sol em crianças com menos de 6 meses. Me desculpe, mas isso é uma irresponsabilidade e um desserviço.
    Não precisa me mandar ler o texto na íntegra. Já li!

    Curtir

  7. Jamêrez disse:

    Dra. Pode ser usada toda a planta? Aqui usam mais a raiz

    Curtir

    1. Jiyce disse:

      É ótimo e realmente funciona, minha mãe , avó sempre usaram. E eu tbm usei na minha bebê e funciona.

      Curtido por 1 pessoa

  8. Patricia. disse:

    Em um texto influencer desses, deveria ter as atencoes e os cuidados basicos. Informacao incompleta pode custar a vida de um inocente. Antes de usar o picao, deve se checar a procedência. A prefeitura passa veneno nas ruas, datas e se o terreno for em uma decida, vale lembrar q a água da chuva leva esse veneno. O cordão umbilical ainda está aberto. Conheço 2 casos de óbitos um envenenamento, outro por infecçao. Mais vale vc dar um banho de sol de 3 min próximo do meio dia.

    Curtir

    1. Anônimo disse:

      Minha mãe usou em mim e hoje estou aqui

      Curtir

      1. Anônimo disse:

        Eu usei com meu filho e ele faleceu por conta de uma icterícia.

        Curtir

    2. Maria Oliveira disse:

      Eu usei o chá de picão para dar banho em minha filha e funcionou!
      O que ocorre muito é que as pessoas não conhecem direito a planta e acaba usando a planta errada.

      Curtir

  9. Luciana zanetoni disse:

    Sempre defendi, e acreditei tanto é que em 2002 quando fiz pos em neonatologia na UniABC meu trabalho de conclusão de curso foi sobre tirar a “bindes pilosa” do empírico e trazer para mundo científico naquela época todos me chamaram de louca , como era do interior do estado o pessoal da capital nunca tinha ouvido falar , mas olha aí 17 anos após 🙏🏻🙏🏻

    Curtido por 1 pessoa

    1. Maria Cleuza de Araújo disse:

      Quando criança tive e fiquei muito amarela e minha mãe dava o chá de picão e fazia o banho do chá picão e usei também o melado de capeba outra planta cosida com laranja da terra e pedaços de ferro depois coa e coloca rapadura e eu comia uma colher em jejum tenho 75 anos e tenho o figado melhor da família

      Curtido por 1 pessoa

  10. Rosana Narducci disse:

    Olha isso nao funciona assim….minha filha nasceu prematura de 35 semanas e teve ictericia grave. Ele nasceu com os niveis de bilirrubina desestabilizados e o organismo nao conseguiu normalizar e os niveis aumentaram muito rápidamente. SE ELA NAO TIVESSE SIDO HOSPITALIZADA E PASSADO 4 DIAS NO BANHO DE LUZ NEMAO ESTARIA VIVA OU PODERIA ATE ESTAR MAS COM SEQUELAS GRAVISSIMAS.

    Curtir

      1. Fátima Magalhães disse:

        Eu não concordo. Meu filho tomou esse banho e teve lesão gravíssima no cérebro. O correto é hospital. Fazer exame de sangue pra saber quanto está a bilirrubina. Meu filho faleceu por causa de uma icterícia.

        Curtir

  11. Estela disse:

    Há apenas um erro na indicação…o picão do banho tem que ser o picão branco…e não o preto… usei nas minhas 2 filhas eo resultado foi o mesmo…o preto piorava o amarelão, já o branco era o que curava…

    Curtido por 1 pessoa

  12. Levitico disse:

    Indico mais de 10 anos
    E tem histórico de uso a mais 500 anos

    Curtido por 1 pessoa

  13. Claudete Pacheco disse:

    Cuidei da minha neta com chá de picão e banho de sol e ela ficou curada da icterícia.

    Curtir

  14. Daniela disse:

    Dra, me explique pfvr pq o banho de sol é tão importante para a cura da icterícia? E como agiria o chá de picão no organismo sendo q ambos estão em contato com a pele e não com o órgão (fígado). Nunca entendi essa lógica

    Curtido por 1 pessoa

    1. A icterícia é provocada pelo acúmulo de substâncias na pele . O sol transforma essa substância em solúvel , sendo transportada pela corrente sanguínea e eliminada pelo corpo .

      Curtir

      1. Me Chamo Rute disse:

        Acho O Picão Excelente, Minha Filha Tinha Um Problema de Infecção No Ovário e Não Engravidava, Então Orientei Ela Fazer Banho de Acento e Tomar, Nó Mês Seguinte Ela Ficou Muito Feliz, Ficou Grávida.

        Curtido por 1 pessoa

    2. No caso do chá de picao , existem estudos brasileiros comprovando a sua ação protetora no fígado , que é responsável pela metabolização desta mesma substância . Ao dar banho , uma parte segue sendo absorvida pela pele e com a ação nas células do fígado , age eliminado e melhorando a icterícia a

      Curtir

  15. Raquel disse:

    Nossa passou foi o tempo de reconhecer, somos privilégios o Brasil tem muitas ervas medicinais, obanho de picão ele já é usado há mais de 50 anos atrás, ele resolve sim ainda mais se usado em combinação banho de picão +sol entre 9:00 e 10:00 da manhã

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s