Raio x dá câncer você sabia?
A maioria dos pais desconhece essa informação.Quando deixamos de pedir um raios do tórax ou abdome é para reduzir a carga de radiação que a criança irá adquirir após o exame.O raio-x é capaz de mostrar um osso quebrado e até um tumor. Ao mesmo tempo em que ajuda os médicos a diagnosticar doenças, a radiação pode ser perigosa.
Ninguém vai sair verde reluzente após o exame , mas às vezes esquecemos que ele não é tão inócuo assim.Se a carga de radiação for muito alta ou repetida,ela altera o DNA das células , principalmente tireóide, olhos, medula óssea e o sistema reprodutor que são tecidos mais expostos .
Em todo congresso de pediatria que eu vou , os radiologistas são categóricos: “não peça exames de imagem com muita frequência , pois não sabemos a longo prazo os efeitos maléficos da radiação.”
Se há necessidade, o exame tem que ser feito. Você não deve ter medo do exame, mas ele tem que ser indicado. Não pode fazer o exame por fazer, porque ele tem consequência.
Quantos exames de raio X uma pessoa pode fazer?
Em uma matéria publicada na Folha de São Paulo( setembro /2010) o ideal é realizar até 5 radiografias por ano,segundo o Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo).O valor é o mesmo para crianças e adultos.
A sala é contaminada com radiação?
Você já se perguntou se as salas onde os exames de raios X são realizados não absorvem parte da radiação, apresentando perigo de contaminação para quem entra lá?Fique tranquilo , pois esse risco não existe, já que o tipo de radiação produzida pelos equipamentos é a eletromagnética.
Isso significa que, depois que o aparelho é desligado da tomada, ele deixa de emitir radiação.
Exames feitos na região da cabeça oferecem mais risco?
Toda exposição aos raios X oferece riscos, como o de desenvolvimento de algum tipo de câncer. Contudo, normalmente o benefício do diagnóstico é superior a qualquer dano provocado, justificando a realização do exame. Além disso, dependendo da intensidade e duração da exposição, os danos são reversíveis.
É verdade que a exposição prolongada aos raios X pode provocar vermelhidão na pele e queimaduras, assim como morte celular e mutações genéticas. Contudo, os exames odontológicos e de face empregam doses de radiação relativamente baixas .
Quando o médico pedir um exame que use raio-x, lembre-se de avisá-lo se já tiver feito outro antes. Veja também se no local do exame está sendo tomado todo o cuidado necessário : aventais de chumbo, protetores de gônadas e protetores de tireoide são essenciais.