Xi , o remédio deu alergia

De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a alergia medicamentosa é qualquer efeito não intencional, nocivo e indesejado de um remédio , que é observado nas doses habituais .

As reações alérgicas aos medicamentos não são comuns, ou seja, não se espera que elas ocorram. Os sintomas incômodos se manifestam de acordo com o organismo do paciente. Devido a isso, as reações são variáveis, podendo ir de erupções cutâneas a efeitos mais graves.

As manifestações alérgicas aos medicamentos podem ocorrer de três formas:

• Imediatas: ocorrem quase que simultaneamente a administração da droga;

• Aceleradas: acontecem após um período de 2 a 48 horas depois do uso;

• Tardias: se manifestam somente após 48 horas da utilização do remédio .

Por que isso acontece?

A reação alérgica aos medicamentos é causada devido a uma atividade exagerada do sistema imunológico contra determinado remédio, que é reconhecido como um invasor pelo organismo. Após o primeiro contato com o fármaco o organismo produzirá os anticorpos contra o agente invasor, armazenando-os em células específicas.

Quando o corpo entra em contato novamente com o remédio, os anticorpos “alertam” essas células que, então, liberam certas substâncias químicas para combater o medicamento, ocasionando certos problemas.

Quais os sintomas e o que fazer em caso de reação alérgica grave?

No caso de reação leve, vermelhidão ou coceira em pequenas áreas do corpo, o primeiro passo é suspender a medicação. Procurar seu médico para avaliação.

Os sintomas da alergia na maioria das vezes desaparecem após a suspensão ou substituição do remédio. Se isso não ocorrer , o tratamento pode incluir o uso de medicamentos anti-histamínicos (antialérgico) e corticoides.

As reações alérgicas graves podem evoluir rapidamente e provocar os seguintes sintomas:

• Dificuldade para respirar;

• Inchaço nos lábios ou na garganta;

• Desmaio;

• Tontura;

• Confusão mental;

• Batimentos cardíacos acelerados;

• Urticária (lesões vermelhas na pele, parecidas com vergões, que surgem rapidamente e coçam muito);

• Cólicas;

• Náuseas e vômitos.

Tem como prevenir ?

São várias as maneiras de se prevenir alergias a medicamentos. Uma delas é evitar os remédios que, comumente, causam mais alergias, como os anti-inflamatórios e antibióticos. Fique atenta com a validade , principalmente dos produtos já abertos , pois a data não será a mesma da embalagem fechada .

Não há como prever se uma pessoa terá alergia a medicação antes de usá-la.

No caso das pomadas e medicamentos que são utilizados na área externa do organismo, eles podem ser testados aos poucos, em determinados locais do corpo, antes de serem utilizados de forma completa.