Mau cheiro nas axilas pode indicar doenças

Ao contrário dos bebês, as crianças podem apresentar um cheirinho desconfortável nos pés, axilas e outras regiões do corpo. É quando entra em cena a preocupação dos pais: será normal crianças ficarem com mau odor ?

O mau cheiro debaixo do braço não é comum em crianças pequenas. Isso por que elas ainda não têm as glândulas sudoríparas, responsáveis pela produção de suor, bem desenvolvidas.

Quando isso acontece , os pais devem primeiramente fazer um check up da hora do banho . O suor, em si, não tem cheiro. O que torna o odor debaixo do braço desagradável são as bactérias da região.Por isso é fundamental ver se estão tomando banho direitinho .

Mas e se a causa não for higiene?

Algumas doenças , como a diabetes e a fenilcetonúria, podem provocar um odor nas axilas, em decorrência de uma falha na metabolização de determinadas substâncias. Essa descompensação pode fazer o corpo eliminar determinados itens pelo suor.

Outras causas :

• Alimentação – Alimentos como alho, cebola e carnes (por causa dos hormônios) podem provocar um odor no suor axilar das crianças também.

• Hiperidrose – Esse distúrbio pode acometer qualquer um, inclusive crianças, e causa uma alta produção das glândulas sudoríparas, fazendo a pessoa suar mais que o normal.

• Efeito colateral de medicamentos – Remédios podem ter como efeito colateral o mau cheiro axilar.

• Puberdade precoce – Na época da puberdade as chamadas glândulas apócrinas, presentes em regiões como axilas e virilhas passam a produzir um suor mais gorduroso. Este não tem odor, mas em contato com as bactérias presentes na pele é quebrado em pequenas substâncias ácidas que apresentam odor forte.

E pode usar desodorante em crianças e adolescentes?

Lavar com água e sabão as axilas diminui o cheiro ruim, entretanto, não acaba totalmente com o odor. Recorrer ao uso de desodorante parece ser a solução mais simples .

Mas desodorante não causa câncer ?

Alguns estudos sugerem que o alumínio presente nos antiperspirantes e antitranspirantes pode ser absorvido pelo organismo e se acumular, o que aumentaria a incidência de câncer de mama e o mal de Alzheimer. Entretanto , segundo parecer técnico divulgado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), até o momento não existe comprovação científica para essas alegações.

Nas crianças o uso de desodorantes podem levar a irritações , dermatites no local , por isso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) determina que antitranspirantes e produtos em formato aerossol sejam usados apenas após os 12 anos.

Antes dos 12 anos, se necessário, devem ser usados apenas desodorantes (em roll-on ou cremes), de preferência produtos classificados como hipoalergênicos, sem cheiro e sem álcool.

Uma boa dica é o uso de bicarbonato de sódio ou leite de magnésia para as crianças menores .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s