Como corrigir uma orelha de abano?É só o bebê nascer com a orelha um pouco mais saltada para fora que aparece algum parente aconselhando a colar as orelhinhas do recém-nascido com esparadrapo, na tentativa de “corrigir” a “orelha de abano”, como é popularmente chamada.
A orelha de abano atinge entre 2% e 5% da população. É um número pequeno, mas a gente sabe que pode ser motivo de incômodo e bullying.Não tem causa conhecida , geralmente não vem associada a alterações auditivas e tem um componente genético .
Esparadrapo funciona?
Segundo os especialistas , o uso de faixas e esparadrapos não são técnicas efetivas para correção do problema . O uso do esparadrapo pode levar a infecções de ouvido , dermatites e até problemas no couro cabeludo .
Outras técnicas 
Os médicos dizem que moldes de silicone estão entre os métodos mais eficientes para corrigir a “orelha de abano“. O procedimento, que deve ser feito por um médico, quando a abertura ou deformidade é leve a moderada. Quando a abertura é grande (geralmente, acima de meio centímetro), só a cirurgia plástica resolverá a questão.
A modalgem é feita com silicone ou algodão , com a fixação de um esparadrapo da orelha . Pode ser finalizada com uma faixa . Essa técnica deve ser realizada nos primeiros 3 meses de vida , quando a cartilagem está mais mole .Barata e sem riscos ao bebê ,deve ser mantida a moldagem por 2 meses .
Estudo realizado nos Estados Unidos mostrou que 90% dos casos tiveram melhora com o uso do molde. O tratamento demora de quatro a seis semanas.
Earfold – implante metálico para orelha
A dobra é feita com a ajuda de um dispositivo que coloca um implante sobre a cartilagem. O procedimento é feito no consultório, com anestesia local ou com sedação em crianças (a partir dos 7 anos de idade).
O material do implante é o mesmo usado nos “stents” nas artérias coronárias e fica completamente invisível sob a pele. O procedimento demora cerca de 10 -15 minutos em cada orelha e o paciente pode retomar a sua vida normal, sem necessidade de repouso.
E a cirurgia ?
A cirurgia que resolve esse problema é a Otoplastia, e pode corrigir um defeito na estrutura das orelhas presente desde o nascimento, que se torna aparente com o desenvolvimento, ou tratar as orelhas deformadas causadas por lesão. É esta cirurgia a responsável pela criação de uma forma natural, dando equilíbrio e proporção às orelhas e à face.
Segundo os especialistas , a idade ideal para fazer a Otoplastia é a partir dos 5 anos, porque até aí a orelha está crescendo, chegando ao seu formato e tamanho.
A anestesia varia: pode ser local ou geral, dependendo da idade e da colaboração da criança .Na técnica mais utilizada , é realizado um pequeno corte atrás da orelha e a cartilagem é moldada , sendo feito um ponto de fixação , deixando a orelha mais próxima a cabeça.
Fica a dica .