6 piores alimentos que oferecemos às crianças

Refeições nutritivas e saborosas devem ser prioridade na hora de montar os pratos das crianças, seja em casa ou na escola isso toda mãe já está careca de saber. Mas, com a correria do dia a dia, alimentos considerados ruins podem aparecer na rotina dos pequenos, o que deixa o cardápio infantil mais gorduroso, açucarado , que contribuem para o aparecimento de problemas de saúde graves, como a obesidade infantil.

Obviamente que meus filhos comem ou já comeram muitas coisas da lista abaixo . Toda criança provavelmente irá experimentar uma vez na vida este tipo de alimento .

Não quero , de forma nenhuma , crucificar a mãe ou pai que oferece este alimento ” venenoso ” , mas sim mostrar alternativas mais saudáveis e justificar o por quê eles fazem tão mal.

Os maiores vilões

1. Refrigerante

Sim, refrigerante não faz bem , principalmente se consumido diariamente , ou em grande quantidade . Possui alto valor calórico e de sódio , favorecendo a obesidade e a hipertensão .

• Alternativa – água com gás e limão ou outras frutas cítricas .

2. Macarrão instantâneo

Considerado maléfico por ter muito sódio, muitos conservantes e poucas vitaminas, ele pode dar lugar ao macarrão regular.

• Alternativa – O tempo médio de preparo de um macarrão instantâneo é de três minutos, o de um não instantâneo é de oito minutos. São cinco minutos a mais para oferecer um prato saudável ao filho. Vale a pena! E no tempo de cozimento da massa é possível fazer um molho bem gostoso.

3. Nuggets

Carne processada , com muitos aditivos , nem sempre será sinônimo de praticidade. Não adianta fazer no forno ou na fritadeira elétrica e deduzir que o alimento se tornou saudável só porque deixou de ser fritura.

Você sabia que os ingredientes são as sobras de frango ( gordura , cartilagem e outros pedaços do frango ) farinha branca, muito sódio e muitos elementos químicos? Usam aromatizantes para ressaltar o sabor e pigmentos para dar cor , para disfarçar e torná-lo apetitoso .

Alternativa – faça o nugget caseiro . Tem uma boa sugestão no link : https://panelaterapia.com/2018/05/nuggets-caseiros.html

4. Salsicha

É um alimento com baixo valor nutricional, fonte de sódio e gordura. Mesmo vendida em algumas versões light, a salsicha não oferece nutrientes ao organismo das crianças.Estudo conduzido pelo prestigioso periódico British Medical Journal comprovou que a cada salsicha consumida, a vida pode ser reduzida em 15 minutos.

Antes de ir para o prato, esse tipo de comida é submetido a inclusão de nitritos e os nitratos de sódio, por exemplo. São compostos químicos que possuem a função de evitar a formação de bactérias (e, portanto, fazer com que os alimentos durem mais), têm potente ação carcinogênica.

• Alternativa : qualquer tipo de carne . Pãozinho com carne moída ou queijo , por exemplo.

5. Salgadinhos

Salgadinhos possuem muita gordura, carboidrato e sódio, além de baixo valor nutricional. Esses componentes podem ser responsáveis pela elevação do colesterol ruim, diabetes e até mesmo da hipertensão.

Alternativa : chips de legumes assados ou grãos ( castanhas , amêndoas ).

6. Catchup

Uma colher de ketchup tem em média 167mg de sódio. Mas isso não é quase nada comparado a quantidade de açúcar, pois cada colher do molho possui cerca de 4 gramas.E como isso vai impactar na sua vida? Vamos ser honestos, ninguém come apenas uma colher.

O uso frequente do catchup provoca aumento de peso e dor abdominal . Muitas crianças evoluem com quadros de gastrite ( porque comem catchup com lanches , batata frita e outras guloseimas ) .

• Alternativa – molho de tomate caseiro e de preferência com beterraba ou cenoura para reduzir a acidez e incluir mais vitaminas .

Mas eu tenho culpa se meu filho come mal?

Sim. E você sabe que é verdade. Pode colocar a culpa no avó ou no tio , mas a educação alimentar é responsabilidade dos pais . Discipliná-los a comer bem exige paciência , persistência e criatividade. Se eles comem mal , você deve se esforçar mais .

Lembre-se de quem decide o que a criança come é o adulto. Afinal , é ele quem faz as compras e faz as refeições . Somos nós que influenciamos os bons e maus hábitos .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s