Por que não podemos usar repelente em bebês ?

Ninguém quer ver o seu bebê sofrendo com a coceira de uma picada de mosquito e considerando as horríveis doenças que os insetos podem transmitir, como dengue, zika e febre amarela, uma picada de mosquito pode deixar qualquer mãe louca de preocupação.

Os três ingredientes ativos encontrados em repelentes no mercado são o DEET, a icaridina e o IR3535. Eles são seguros se usados corretamente e respeitando os limites de idade.O formato ideal para crianças é em loção ou gel. Evite spray e aerossol.

Bebês até 6 meses de idade

Esta faixa etária não pode fazer uso de repelentes . O produto aplicado na pele tem uma fração absorvida e circula pela corrente sanguínea para depois ser eliminado do organismo . Essa dose , mesmo mínima , pode ser tóxica ao bebê.

Por isso nenhum bebê pode usar repelente até os 6 meses de idade .

Como protegê-los ?

Um estudo mostrou que o óleo de soja a 2% conferiu proteção contra o Aedes por quase 1 hora e meia. O óleo de citronela por evaporar muito rápido, fornece proteção muito curta. Óleo de capim-limão é o mais efetivo dos óleos naturais e seu princípio ativo já foi isolado. 

Esses produtos podem causar reações alérgicas locais e sistêmicas e devem ser usados com cautela e, preferencialmente, com a orientação do Pediatra.

Repelentes naturais não podem ser aplicados diretamente na pele , mas podem ser utilizados através de adesivos sobre a roupa , aplicados em mosquiteiros e até no carrinho do bebê .

Outra forma de proteção é o uso de mosquiteiros e telas de proteção previamente tratadas com repelentes . São muitas opções comerciais .

O uso de vitamina B1 (tiamina) por via oral como repelente parece ser benéfico em alguns casos. Acredita-se que ao ingerir a tiamina ela seja liberada pelo suor e o seu odor não seja tolerado pelos insetos. A dose recomendada é de 100 a 150mg/dia via oral diariamente, iniciando alguns dias antes da exposição ou mantendo a administração nos meses de verão. Pode ser formulada na forma de xarope.

Criança entre 6 meses e 2 anos de idade

O IR3535 era o único aprovado para uso em bebês com mais de 6 meses, mas recentemente a icaridina 25% em gel foi aprovada pela Anvisa em 2016.

Crianças acima de 2 anos

O DEET só deve ser usado em crianças maiores de 2 anos. O DEET é mais fácil de encontrar, mas a concentração desse ingrediente deve ser de no máximo 10%.

Atenção !

• Nunca passe o repelente próximo aos olhos e bocas e tome para não passar demais na orelha.

• Aplique repelentes somente na pele, nunca debaixo das roupas. Aplicar o repelente sob as roupas faz com que ele seja absorvido muito rapidamente pela pele e pode causar irritações.

• Use repelentes de pulverização em áreas bem ventiladas. Alguns deles podem cheirar bastante forte. Repelentes pulverizados ainda precisam ser espalhados levemente com as mãos.

• Se seu bebê tiver entre seis meses e dois anos, considere usar um repelente com IR3535 ou icaridina em você também. Eles também servem para adultos e você evita o contato do seu filho com um repelente mais forte.

• Os repelentes elétricos (com liberação de inseticidas) são úteis e diminuem a entrada dos mosquitos quando colocados próximos das janelas e portas.

• Aparelhos ultrassônicos ou que emitem luzes não possuem eficácia comprovada.

• Atenção ao utilizar pulseiras de citronela, pois além da baixa eficácia(6) já foram relatados casos de alergia no local do contato com a pele.

• Repelentes com hidratantes ou protetores solares devem ser evitados, pois essas associações não são recomendadas em crianças. Os repelentes reagem com os protetores solares e acabam por reduzir o efeito do protetor quando aplicados juntos. Pode-se aplicar o protetor solar e após 20 a 40 minutos realizar a aplicação do repelente escolhido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s