Inalação com eucalipto funciona mas deve ser usada com cautela

O eucalipto é uma planta medicinal capaz de combater uma série de problemas de saúde, principalmente os respiratórios devido a sua ação expectorante. Em busca de tratamentos alternativos e naturais , muitos pais têm utilizado esta planta para alívio de sintomas de gripe e até para redução de quadros de sinusite .

O nome botânico da planta é Eucalyptus globulus Labill e pode ser facilmente adquirida em farmácias de manipulação e também lojas de produtos naturais com preços bastante acessíveis.

Liberada na lista da ANVISA como um fitoterápico, o Eucalipto pode ser consumido e indicado para uso das doenças respiratórias.

Como usar ?

O chá usado com as folhas do eucalipto é recomendado para combater sintomas de gripe e também para dor de garganta. Já a inalação deve ser feita para descongestionar as vias aéreas superiores.

Chá de eucalipto

– Use cinco folhas de eucalipto para cada 250 ml de água

– Pique as folhas de eucalipto e coloque dentro de chaleira de porcelana ou vidro

– Acrescente água quente

– Tampe o recipiente

– Tome o chá preferencialmente quando ele estiver morno

Tome uma xícara de chá de eucalipto três vezes ao dia durante uma semana. O chá não é indicado para crianças com menos de cinco anos e grávidas .

Inalação com eucalipto

Use as folhas do eucalipto para realizar uma vaporização natural. Triture as folhas e coloque em uma travessa com água quente. No caso do óleo , misture 5 gotinhas em 1 litro de água .

Para fazer a inalação se aproxime da travessa e cubra a cabeça com uma toalha, como se fosse fazer uma cabaninha. Respire o vapor por pelo menos dez minutos.

Mas, atenção: nos casos de asma, o eucalipto pode ter efeito contrário, piorando o quadro de tosse . Assim como as crianças menores de 3 anos , asmáticos ou alérgicos , não devem fazer a inalação devido ao risco de laringoespasmo.

O laringoespasmo é uma contração da musculatura da laringe , ocluindo a entrada das vias respiratórias , provocando uma falta de ar súbita . O quadro é grave e pode levar até a morte.

Massagem

A utilização da planta em uso tópico é recomendada para dores localizadas após esforço físico ou então determinada lesão. Para isso, basta adicionar 2 gostas de óleo essencial de eucalipto em 100 ml de água sobre o local dolorido e aplicar movimentos circulares de 2 a 3 vezes ao dia.

Não pode ser usada em grávidas , alérgicos e crianças menores de 3 anos .

Mesmo sendo totalmente de origem natural, sua utilização deve ocorrer de modo ponderado e totalmente controlado, evitando todo e qualquer tipo de excessos. Tudo em excesso pode trazer efeitos indesejados à nossa saúde.

Quer saber mais ? Olha o link do Ministério da Saúde https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2016/fevereiro/05/Monografia-Eucalyptus.pdf