O bebê e seu nariz entupido

Todo recém -nascido possui um problema em comum : o nariz entupido . Queixa frequente nos primeiros meses de vida , nem sempre indica algum problema de saúde .

Anatomicamente , o nariz do bebê é pequenino , assim como o seu canal de fluxo de ar dentro da narina . Então imagine o estrago que apenas uma partícula de secreção pode fazer – uma obstrução do fluxo de ar , gerando aquele famoso ” chiado no peito ” dos bebês .

Apesar do chiado ser sentido no tórax , ele não compromete o pulmão . Isso ocorre devido à obstrução parcial do fluxo de ar no nariz , que gera um turbilhonamento durante a sua passagem , que pode ser “sentido como um ronquinho” durante a inspiração do seu filho.

Por isso, apesar do chiado ser no peito , seu pediatra indicará a boa e antiga lavagem nasal , com conta gotas ou jato continuo . E olha que isso deverá ser feito com frequência , principalmente nos primeiros 3 meses de vida .

Com o crescimento do bebê a congestão nasal melhora e muito . Isso porque assim como o seguilhote ganhou peso e cresceu , seu narizinho , antes do tamanho de uma uva , agora já está maior e para entupir o canal de passagem do ar , necessita de uma secreção em maior quantidade .

Não é por causa do tempo ?

O tempo seco e problemas respiratórios maltratam o nariz dos bebês, principalmente nos meses de agosto e setembro . Cabe aos pais fazer a higienização correta para que a criança não sofra com o famoso nariz entupido. A higiene nasal é importante para facilitar a drenagem das secreções, eliminar partículas e até mesmo agentes infecciosos que podem se acumular nas vias aéreas superiores, agindo na prevenção das rinossinusites agudas e crônicas.

O que fazer além da lavagem ?

• Banho morno: para desentupir o nariz do bebê pode-se dar um banho morno nele, deixando o banheiro ficar com muito vapor, para facilitar a eliminação das secreções.

• Aspirador nasal: uma outra forma de desentupir o nariz do bebê é retirar a secreção pelas narinas através de uma bombinha ou aspirador nasal .

• Travesseiro embaixo do colchão: colocar uma almofada ou um travesseiro triangular por baixo do colchão do berço do bebê também é uma ótima forma de desentupir o nariz do bebê. Assim, a cabeceira fica mais elevada e a secreção não fica acumulada na garganta, deixando o bebê dormir sossegado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s