Permanganato de potássio : o comprimido roxo cura tudo ?

O tal do ” comprimidinho roxo” é um medicamento usado há muito tempo para tratar problemas de pele como: coceira, catapora, acabar com bactérias e fungos e quase todas as feridas .

Desenvolvido como um desinfetante pela primeira vez em 1857, passou a ser usado também para tratar problemas na pele. Em muitos lugares do mundo, o uso de permanganato de potássio só é aprovado mediante apresentação de receita médica. Em outros, é comum encontrá-lo com facilidade em farmácias.

Aplicado à pele, o permanganato de potássio ajuda a matar germes presentes no local. Ele também atua como um produto adstringente que deixa a pele mais ressecada temporariamente.

Possui propriedades antibacterianas, antifúngicas e cicatrizantes, sendo por isso muito usado em infecções e problemas de pele como eczema, aftas, dermatite, acne, candidiase vaginal, vulvovaginites, catapora, brotoeja, feridas e coceira causada por alergias.

Muito utilizado no passado , ele caiu em desuso , principalmente na Pediatria . Por quê? Devido ao risco de queimaduras decorrente do uso – a diluição e a forma de administração devem ser seguidas rigorosamente .

Como usar ?

Coloque 1 comprimido de 100 mg de permanganato de potássio numa bacia com 4 litros de água morna, até diluir. Tome um banho normalmente e, no fim, ficar dentro da água com o permanganato de potássio por, no máximo, 10 minutos todos os dias, até que as feridas desapareçam completamente.

Após o banho, deve-se se secar com um toalha macia, sem esfregar na pele, para evitar a irritação. Não deve-se permanecer na água por mais tempo para não irritar a pele.

É importante não segurar o comprimido diretamente com os dedos, abrindo a embalagem e deixando cair o comprimido dentro da bacia onde está a água, por exemplo.

Os comprimidos são corrosivos e não devem entrar em contato direto com a pele por poder causar irritação, vermelhidão, dor e até queimaduras severas . Deve-se ter o cuidado de não deixar o produto entrar em contato com os olhos .

Uma boa forma de usar a solução de permanganato de potássio, principalmente em idosos e bebês, por ser mais difícil fazer o banho, é mergulhar uma compressa nesta solução e de seguida passar no corpo.

O permanganato de potássio pode deixar manchas marrons temporárias sobre a pele e nas unhas. Geralmente, tais manchas desaparecem 1 ou 2 dias após o uso. O produto também pode manchar o recipiente usado para preparar a diluição ou a banheira.

Devo ou não usar ?

Devido ao elevado risco de queimaduras pela diluição incorreta do produto , muito pediatras não o utilizam mais . Além disso , com o surgimento de novas loções e cremes , este tipo de tratamento se tornou obsoleto , apesar do seu baixíssimo custo.

Para saber se o seu filho pode ou não usar , você deve conversar com o seu pediatra . Ele é o especialista em criança !

Fica a dica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s