Tem o hábito de usar cotonete ? Pare agora !

Como limpar o ouvido do seu filho? As pessoas têm uma inclinação para limparem os seus ouvidos porque acreditam que a cera seja uma indicação de sujeira. Mas na verdade, não é necessário limpar e não devemos nunca , utilizar o cotonete .

Esse hábito pode levar a otites de repetição e até surdez definitiva .

A cera protege o ouvido : qualquer partícula que entre no canal auditivo fica preso nela.Com o crescimento da pele do canal , a mastigação e os movimentos de quando falamos essa cera é mobilizada de dentro para fora , levando as partículas para fora do ouvido.

Por que limpamos ?

A sensação de colocar hastes flexíveis dentro do canal auditivo é gostosa. Isso acontece porque o ouvido é cheio de nervos com fibras sensitivas, que levam esse estímulo para o cérebro. É semelhante com o alívio gerado quando você está com coceira nas costas e consegue coçar.

Segunda a Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e a de Pediatria , a limpeza deve ser feita com um pano ou algodão, somente da parte externa , sem introduzir nada no buraco da orelha.

Retirando a cera , o ouvido ficará mais suscetível a infecções . Ou seja , quem limpa muito , tem mais infecções .

O que pode acontecer

As hastes flexíveis — ou qualquer objeto que alcance o interior do ouvido , como grampos de cabelo — podem machucar . Os pesquisadores explicaram que os objetos têm potencial real de causar cortes nos canais auditivos, perfurar os tímpanos ou até deslocar os ossos auditivos. Como consequência, as pessoas podem ter perda de audição, tontura ou outros sintomas graves.

Além do risco de traumatismo , quando usamos o cotonete a cera é empurrada para dentro do canal auditivo, o que pode ocasionar uma obstrução, chamada de cerume impactado.

Esta rolha diminui a passagem do ar , reduzindo a audição e  favorecendo o crescimento de bactérias. Algumas crianças podem reclamar de dor quando há muita cera impactada e pode ser necessário a aplicação de remédio para “quebrar” a cera ou até uma lavagem no ouvido para limpeza adequada .

Nunca faça nenhuma tentativa de retirar a cera : vela , grampos , lavagem com água e seringa . Você poderá perfurar o tímpano da criança. Deixe somente um especialista , com material adequado , manipular o conduto auditivo.

Fica a dica .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s