Cebola para tosse : funciona?

Viralizado na internet , o uso da cebola cortada em pedaços tem eficácia no combate à tosse ? Teria o poder de atrair bactérias e descontaminar o ambiente ? Pode fazer mal à saúde ?

Vamos tentar desmistificar neste post a famosa:

Técnica da cebola

A maioria dos sites recomenda que a cebola crua deve ser cortada em 4 ou 8 partes e ser deixada no quarto da criança , para “sugar” e “limpar” o ambiente , absorvendo as bactérias, renovando o ar . Já outras mães afirmam que a inalação do cheiro descongestiona as vias aéreas e tem ação expectorante .

E aí , a cebola tem poder ?

Os especialistas são categóricos em dizer que a inalação do cheiro da cebola não melhora o quadro de tosse , e no caso das alergias , podem até piorar o quadro. Essa é a posição da Sociedade Brasileira de Pneumologia .

A cebola tem alguns mitos e um deles é que ela tem efeito bactericida, o que não é verdade. Não há nenhum respaldo científico nisso

Quanto ao poder de limpar o ambiente , os infectologistas também afirmam que a cebola não tem ação contra germes e bactérias dispersos pelo ar . Não purifica o ambiente e também não mata vírus ou microorganismos .

E pode fazer mal ?

Para amenizar a tosse do filho Henzo, a assistente financeira Juliana Ishiara, 35 anos, decidiu usar uma receita que viu na internet para o problema: cortou uma cebola em quatro partes e colocou ao lado da cama do garoto.

Em entrevista a mãe conta que, em poucos minutos, a criança começou a ter uma crise de tosse forte. “Ele puxava o ar, mas não conseguia respirar. O esforço para tossir era tamanho que, em minutos, ele vomitou e começou a ficar muito cansado. Eu escutava um forte barulho quando ele tentava respirar”, afirma.

Como o quadro não passava, ela levou o filho para o hospital. Ao chegar no local, ele recebeu oxigênio, tomou injeção de adrenalina, fez inalações e foi encaminhado para a UTI.

O cheiro da cebola , concentrado no quarto da criança , por horas , aumenta o risco de gerar uma resposta inflamatória grave nos brônquios, fechando a passagem de ar.

Além disso, pode gerar anafilaxia –um tipo de alergia grave –impedindo a passagem de ar próximo à laringe , semelhante aos quadros alérgicos provocados por picada de insetos ou medicamentos .

Medidas como : umidificar o ambiente , controle de ácaros ( higiene de travesseiros , limpeza do local ) e uso de mel ( para os maiores de 1 ano ) são comprovadas cientificamente , sem riscos à saúde e muito mais eficazes.

Fica a dica .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s