Quando a diarreia é sinal de infecção ?

A maioria das diarreias agudas, aquelas que duram menos de 4 semanas, tem origem infecciosa. Podem ser causadas por vírus, bactérias, parasitas, ou ainda por toxinas secretadas por algumas bactérias , pela ingestão de água ou alimentos contaminados ou estragados.

Uma característica da diarreia infecciosa é ser súbita, ou seja, aparecer de uma hora para outra. Outros sinais são:

• Febre

• Mal-estar geral

• Apatia

• Náuseas

• Vômitos

Em muitos casos de diarreia aguda não é necessário nenhum exame, apenas o relato do paciente, pois a maioria dos quadros é viral e autolimitada (ou seja, passa sozinha de três a sete dias, em média). Já quando o quadro é grave ou de longa duração, o diagnóstico do agente causador da diarreia é feito por testes laboratoriais, que pode incluir exames de fezes, de sangue, cultura de bactérias ou pesquisa de vírus.

Diarreia por comida estragada

Se você comeu algo estragado e menos de 12h desenvolveu diarreia aquosa, muito provavelmente é a toxina da bactéria que te fez passar mal e não a bactéria em si. Não há muito o que fazer além de esperar a eliminação destas toxinas. Nesse momento é importante manter a hidratação e, nunca use Imosec ( medicação anti- diarreia) .

Mas atenção : se a diarreia aparecer com mais de 12h, até 24h após ter contato com algo contaminado, especialmente se vier com sangue, pode ser indício de uma infecção bacteriana, como salmonelose.

Neste caso , procure um médico para receber o tratamento adequado . Mantenha a hidratação e use remédio para recompor a flora intestinal.

E verme ? Pode dar diarreia ?

A transmissão de vermes está ligada às condições de higiene, como a falta de saneamento básico. A principal forma de contágio é a oral, o que explica o alto número de casos em crianças pequenas, já que os pequenos costumam colocar a mão na boca o tempo inteiro.

Além disso, alguns alimentos podem estar contaminados com as ovos dos parasitas e, caso não sejam higienizados corretamente. A grande maioria das verminoses provoca somente dor abdominal . A diarreia , aguda e súbita , pode ocorrer nos casos de giardíase .

Quando as fezes são malcheirosas , indica infecção ?

As fezes normalmente têm um cheiro desagradável, mas é um cheiro que é comum e normal. O odor das fezes não é dos melhores porque as bactérias do intestino geram compostos sulfurosos após digerir os alimentos. Entretanto, a intensidade do odor pode variar muito conforme aquilo que comemos.

No geral, o consumo de carne vermelha ou alimentos condimentados pode gerar fezes com um odor mais acentuado. A má absorção de nutrientes também gera fezes com odor fétido frequentemente. Ela ocorre quando o corpo é incapaz de absorver a quantidade adequada de nutrientes do alimento que você come.

Por isso , o odor das fezes , isoladamente , não indica infecção intestinal ou verminose.