Coceira no bumbum nem sempre é por “vermes”

A coceira no ânus é um sintoma bastante comum que, normalmente, dura pouco tempo e que acontece por excesso de transpiração ou presença de fezes na região, especialmente nas crianças, que ainda não sabem limpar o bumbum corretamente.

Porém, quando essa coceira é muito intensa ou não desaparece com a correta higiene do local, pode estar sendo causada por outras condições, como presença de vermes no intestino ou hemorroidas, por exemplo.

Causas mais comuns

• Fezes endurecidas associadas à prisão de ventre – ao sair pelo ânus provocam pequenas fissuras ( machucados ) que incialmente dão sintoma de prurido ( coceira );

• Higiene anal inadequada – muito comum nas crianças maiores ;

• Uso de produtos irritantes, como sabonetes, géis e lenços umedecidos – comuns nas crianças que utilizam fraldas ;

• Infestação por vermes – oxiúros , principalmente .

A coceira no ânus geralmente tem cura e seu tratamento deve ser feito com a higiene correta desta região do corpo e o uso de pomadas à base de corticoides ou pomada de óxido de zinco e cânfora para aliviar o desconforto, além do tratamento específico para cada causa.

Intestino preso tem tratamento

Crianca com prisão de ventre , com fezes endurecidas ou volumosas , podem ter pequenas fissuras ( feridas ) no ânus provocadas pela passagem do cocô.

Além de reavaliar a dieta e incluir mais água no cardápio , os pais podem fazer uso de medicações com fibras , para obter um resultado mais rápido e duradouro.

Existem muitas formas de usar – pó , goma ou xarope – e todas são seguras . O que irá fazer a diferença é a aceitação da criança : as maiores preferem gomas e as menores xarope , por exemplo.

O uso de laxantes provoca cólicas e dor abdominal , ao contrário da suplementação de fibras . Seu uso é muito restrito e deve ser somente após recomendação médica .