Vou viajar e estou com medo do surto de sarampo

São inúmeras dúvidas que ainda pairam sobre a vacinação do sarampo . Grande parte delas ocasionada por informações desencontradas , inclusive de profissionais da área da saúde .

A vacina do sarampo , chamada de tríplice viral , carrega vírus enfraquecidos do sarampo , caxumba e rubéola . Devido ao surto que atinge o país , bebês acima de 6 meses e homens entre 15 a 29 anos foram convocados aos postinhos de saúde para atualizarem suas carteirinhas de vacina .

Mas a questão é: precisa comer ovo antes da vacina ?

Ora , se pela Sociedade Brasileira de Pediatria a recomendação é o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês , como pode um bebê já ter comido ovo ?

Olhando na internet , encontrei muitas mães em dúvida e pouca informação disponível , ou seja , de forma clara , como nós gostamos . Se um bebê não comeu nunca o ovo , ele pode tomar a vacina ?

Sim , pode e deve . O sarampo não tem cura e a única forma de prevenção é a vacina .

Mas e se ele for alérgico ao ovo ? Ele também pode tomar . Segundo a Sociedade Brasileira de Vacinação e a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia , a vacina não está contraindicada aos alérgicos , pois a quantidade de traços de ovo é mínima .

…” A maioria das pessoas com história de reação anafilática a ovo não tem reações adversas à vacina e, mesmo quando a reação é grave, não há contraindicação ao uso da vacina tríplice viral. Foi demonstrado, em muitos estudos, que pessoas com alergia ao ovo, mesmo aquelas com alergia grave, têm risco baixíssimo de reações anafiláticas. Os testes cutâneos com a vacina não são recomendados. No entanto, é indicado que estas pessoas, por precaução, sejam vacinadas em locais que ofereçam condições de atendimento de anafilaxia”…

Texto extraído de http://asbai.org.br/sarampo-especialista-esclarece-as-duvidas-mais-frequentes-do-consultorio/

E porque a orientação de comer ovo antes foi dada no posto de saúde ?

Não sei . Procurei um documento que justificasse essa orientação do Conselho Regional de Enfermagem ou do Ministério da Saúde e não encontrei . A única orientação que encontrei foi da realização de uma breve pesquisa antes da vacinação sobre a presença ou não de alergias .

E se a criança for alérgica , pode ter reação ?

Sim , mas a vacina será feita, pois não é contraindicada em casos de alergia . Somente os casos graves devem ser encaminhados a centros de referência para aplicação adequada e monitoramento adequado .

Bebês em aleitamento materno tem uma chance reduzida de alergia ao ovo , pois o leite materno contém traços do alimento . Ou seja , bebês com alergia grave ao ovo , já terão sintomas evidentes e provavelmente com diagnóstico feito pelo pediatra.

Dou o ovo ou não ?

As manifestações alérgicas se iniciam poucos minutos após a ingestão do ovo, podendo a criança apresentar sintomas na pele: urticária e angioedema, dermatite atópica, sintomas respiratórios (asma e rinoconjuntivite), sintomas gastrointestinais (vômitos, diarreia e dor abdominal) . Então , se uma criança for alérgica , ela já irá apresentar sintomas no primeiro dia da ingestão .

Se esse for o caso , você deve levá-la ao pediatra para uma avaliação e receber as orientações .

Dei o ovo , posso vacinar quando ?

Após 3 dias . Lembre-se de que a criança só estará imune após 2 semanas da aplicação . Mas isso não significa de que ela está totalmente sem proteção : até os 6 meses de vida , o aleitamento materno oferece anticorpos das vacinas que a mãe tomou .

A vacina deve ser repetida aos 12 meses e aos 15 meses.

Converse com o seu pediatra e elimine todas as suas dúvidas . Uma boa consulta não pode ser substituída com artigos de internet .

Fica a dica .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s