Antibiótico injetável faz efeito mais rápido ?

Tem muita gente que me pergunta : “será que injetável não é melhor doutora ? Não sara mais rápido ?”

Será ?

Quem nunca ouviu falar da boa e clássica Benzetacil ? E só de mencionar o nome dela , todo mundo já solta uma “ai ” , não é mesmo ? Infelizmente, a injeção de Benzetacil dói e geralmente a área onde foi aplicada fica dolorida por algumas horas ou até mesmo por mais de 24 horas e há que diga que dói uma vida inteira…

É um antibiótico da família da penicilina, bastante usado no combate a algumas doenças, como infecções de garganta , respiratórias e de pele, sífilis e tratamento de longo prazo para prevenção da febre reumática.

A Benzetacil começa a fazer efeito de 15 a 30 minutos após a injeção e a sua ação se prolonga por um período que vai de 1 a 4 semanas. Trata-se de um antibiótico seguro para ser usado em bebês, crianças e adultos.

Mas ela resolve ? Sim! E a sua principal vantagem está na única dose . Não há outra medicação ( antibiótico) que se apresenta como dose única .

E funciona mais rápido do que por via oral ?

Não . No caso da Benzetacil , o efeito é semelhante ao do antibiótico administrado por via oral . A criança provavelmente apresentará prostração e febre nos 3 primeiros dias de tratamento .

Mas por que na minha época todo mundo tomava injeção ?

Na nossa infância , as medicações não tinham sabores – o gosto era horrível – e por isso muitos pais tinham dificuldade em administrar a medicação por via oral . A criança chorava , cuspia , vomitava … e aí o efeito do remédio era menor e muitos de nós usou o quê? Benzetacil!

Mas agora os remédios são gostosos : xarope , gotas , supositório e até gominha! E por isso , cada vez menos usamos o outro método , o injetável .

E tem outro antibiótico além da Benzetacil?

Sim! Mas com um espectro de ação tão amplo que deve ser guardado para casos com maior gravidade .

Mas eu tenho medo da reação com a Benzetacil…

Os efeitos colaterais da Benzetacil considerados comuns ocorrem em até 10% das pessoas que tomam a injeção. Essas reações incluem dor de cabeça, diarreia, náusea, vômitos e aparecimento de “sapinho” na boca e genitais.

Já os efeitos colaterais pouco comuns ocorrem em menos de 1% dos casos. Dentre eles estão: coceira pelo corpo, erupções na pele, urticária, inchaço por retenção de líquidos, reações anafiláticas, edema de laringe e pressão baixa.

Os casos de reação mais graves são raros , ou seja, menos de 1 caso em cada 1.000 pessoas que tomam o antibiótico.

Como qualquer medicação , existe o risco de alergias e por isso foi padronizado que – qualquer antibiótico injetável ( não só a Benzetacil ) só deve ser administrado no ambiente hospitalar .

Fica a dica .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s