Aptamil , Enfamil ou Nan? Qual a melhor fórmula para bebês ?

Com tanta variedade , fica muito difícil escolher entre as marcas e às vezes optamos pelo menor valor , mas nem sempre isso é o ideal . Como saber qual a melhor fórmula láctea para o nosso bebê ?

Primeiro vamos saber um pouco mais sobre a composição : a maioria das fórmulas infantis é à base de leite de vaca modificado, para que se pareçam o mais possível com o leite materno. Os fabricantes modificam o leite de vaca para o consumo de bebês. Ajustam os níveis de carboidratos, proteínas e gordura, e acrescentam vitaminas e minerais.

A proteína do leite é bastante alterada nas fórmulas para tornar sua digestão mais fácil. Os bebês só estarão aptos a digerir leite de vaca normal (integral) depois do primeiro ano de vida.

O principal carboidrato presente no leite materno é a lactose. Em algumas fórmulas infantis há presença de maltodextrina (fragmento de amido), que confere sabor artificialmente adocicado e aumenta a viscosidade do leite, conferindo saciedade.

O que não pode faltar em uma boa fórmula ?

O ideal é usar fórmulas que contenham prebióticos e ácidos graxos conhecidos como LC-PUFAS.

• Prebióticos aparecem na fórmula com os nomes GOS e FOS. São, na sua maior parte, carboidratos que servem de alimento às bactérias benéficas que vivem no intestino, favorecendo o crescimento desses microorganismos e melhorando assim a saúde da criança.

•LC-PUFAS aparecem na fórmula como DHA e ARA e são gorduras do bem, essenciais para o desenvolvimento neurológico da criança., auxiliando no desenvolvimento cognitivo e do sistema nervoso central.

E aí qual a diferença entre as marcas ?

As diferenças entre as fórmulas se baseia basicamente na quantidade de prebioticos e na quantidade de gorduras benéficas . Algumas fórmulas ingredientes ” especiais ” , como magnésio na composição para facilitar o funcionamento do intestino ( Novamil AO) ou espessantes ( amido ou alfarroba) , como no caso das fórmulas antirefluxo.

São muitas marcas , então vou diferenciar somente as principais marcas do mercado , ok?

NAN : Pro é o produto mais vendido . A linha Comfor se diferencia pela presença de prebioticos e o Supreme pela presença da proteína do leite parcialmente hidrolisada , sendo ideal para crianças com história de alergia a proteína do leite de vaca na família .

O Nestogeno é q opção mais barata , mas não conta com os benefícios dos prebioticos e das composição de vitaminas .

Aptamil : Premium é a formalizado mais vendida . A linha Pró futura se diferencia pela presença de mais gorduras do bem , auxiliando no desenvolvimento neurológico .

Enfamil : possui apenas duas versões , sendo a Gentlease com a proteína do leite parcialmente hidrolisada . As duas versões possuem uma molécula especial , que atua na melhora do desenvolvimento neurológico , a MFGM.

Qual a melhor fórmula ?

De um modo geral , elas são bem parecidas . E todas “tentam” imitar a composição do leite materno , que sempre será o melhor alimento para o bebê .

Como cada bebê é único , não há como oferecer uma única resposta a esta questão . Por isso o trabalho do pediatra é fundamental , pois somente após a avaliação da criança e seguimento se consegue a melhor fórmula .

A minha dica fica com relação ao valor : vale a pena o investimento . Sei que as vezes o valor de uma determinada fórmula pesa no orçamento da família , mas como o bebê quando o bebê se alimenta exclusivamente de fórmula , devemos optar sempre pelo melhor produto .

3 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s