Traço falciforme é perigoso?

O traço falciforme acontece quando o indivíduo herda de um dos pais os genes causadores da anemia falciforme, porém não manifesta os sintomas da doença.

No entanto, há a possibilidade de o portador transferir esses genes pra seus descendentes, que podem contrair a anemia falciforme, caracterizada pela deformação da hemácia que fica no formato de “foice”, fazendo com que essas células transportem com dificuldade o oxigênio no sangue e causem anemia.

Se este casal tiver filhos, as crianças podem nascer saudáveis, com traço falciforme ou com anemia falciforme. mas, nada garante que o primeiro seja saudável, ou que o último seja doente.

Precisa fazer acompanhamento ?

A criança com traço falciforme não tem doença , por isso não há necessidade de nenhum acompanhamento médico específico , como o hematologista .

Não provoca sintomas ou anemia.

Não há evidências científicas de que exercícios físicos de alta intensidade causem problemas para os que possuem o traço.

Contudo, a condição pode ter ação sobre os rins, diminuindo a concentração e aumentando a quantidade de urina. Resultado: mais idas ao banheiro. Entre mulheres com o traço, há maior incidência de infecção urinária na gravidez.

E o que é anemia falciforme?

A Anemia Falciforme é uma doença hereditária (passa de pais para filhos) que consiste numa deformação dos glóbulos vermelhos – enquanto a maioria da população tem os glóbulos vermelhos arredondados, os doentes falciformes têm os glóbulos vermelhos em forma de foice ou meia-lua.

É uma doença incapacitante que sem a devida assistência, diminui para menos de 50% a sobrevivência até à adolescência. Muitas destas mortes ocorrem antes do diagnóstico da anemia falciforme ser feito, sendo comumente devidas a infecções bacterianas ou anemia aguda.

A anemia falciforme é doença genética, não é contagiosa e não tem cura. Porém, existem tratamentos que dão à pessoa com a doença o direito a uma vida com qualidade e proporcionam à família conforto e segurança.