Antibiótico estraga os dentes ?

É verdade que tomar muito antibiótico na infância enfraquece os dentes? Apenas em alguns casos. Existe um tipo de antibiótico, a tetraciclina, que adere à dentina, a parte dura do dente, provocando manchas e enfraquecimento. Mas isso só acontece se o medicamento for tomado em grande quantidade e enquanto o dente está se constituindo.

Hoje, praticamente todos os pediatras já têm consciência do que a tetraciclina pode fazer e procuram receitar para as crianças outros tipos de antibióticos, que têm o mesmo efeito.

Mas o antibiótico não deixa o dente mais fraco ?

Esta é uma dúvida muito frequente nos consultórios e a resposta simples para essa pergunta é não. Os antibióticos não estão entre os fatores causadores de cárie.

E porque o dente do meu filho está escuro ?

A cárie de mamadeira é o nome dado a um problema que atinge bebês em fase de aleitamento. Ela acomete até mesmo os dentinhos de leite e está relacionada à ingestão de alimentos com alto teor de açúcar, especialmente durante a noite.

Sabe aquele mucilon , achocolatado ou farinha que você acrescenta para deixar o leite mais gostosinho ? Pois é, ele é o maior vilão do dentinho do bebê .

Enquanto a cárie dos adultos surge pela falta de higienização adequada da cavidade oral, a cárie infantil é causada pela ingestão de líquidos açucarados, seja de forma natural, como no caso de sucos de fruta ou do leite, ou artificialmente.

Mesmo que você escove o dentinho durante o dia , se a criança tomar bebida açucarada ( leite , chá ou sucos ) a noite , os açúcares entram em contato com os dentes e as bactérias entram em ação. Elas produzem ácidos e outras substâncias que corroem gradativamente o esmalte dos dentes, danificando sua superfície e abrindo caminho para áreas mais internas.

Durante a noite, os riscos se intensificam devido à queda na produção de saliva, que contém substâncias responsáveis pela oxigenação bucal e pela neutralização de açúcares e agentes nocivos.

Nem vale a pena tratar porque os dentes são de leite …

Acreditar que a cárie em bebês é inofensiva é um erro muito comum. Para a maioria das pessoas, os danos causados aos dentes de leite não apresentam grandes riscos, já que eles serão posteriormente trocados pela dentição fixa da criança. Na prática, no entanto, as coisas são muito diferentes.

Os dentes de leite podem até ser temporários, mas sua deterioração pode trazer prejuízos que duram a vida toda. Além de serem necessários para a criança, sendo usados em atividades como a fala e a mastigação, os dentes de leite servem como base para a dentição definitiva.

O bebê pode sofrer com dentes tortos ou danificados na fase adulta. E o problema vai muito além da estética, podendo causar dores, enxaquecas, problemas mastigatórios e afetar até mesmo a respiração.

Fica a dica .