Ranitidina dá câncer ?

Os laboratórios Medley, Aché, EMS, Legrand, Nova Química e Germed anunciaram recentemente o recolhimento de diversos lotes do medicamento ranitidina ( Label nome comercial ) indicado para tratamento de azia, úlceras de estômago ou de duodeno.

A ação teria sido adotada por risco de contaminação por nitrosamina, impureza classificada como “possível causadora de câncer em humanos”.Segundo especialistas, a ação do remédio é comprovada e o problema estaria em lotes específicos que foram retirados do mercado.

A contaminação pode ter ocorrido no processo de fabricação, que envolve vários componentes, ou por transformação de algum ingrediente que antes não tinha nitrosamina e passou a ter porque aconteceu uma reação química.

A Anvisa ainda esclarece que as nitrosaminas estão presentes “em alguns alimentos e suprimentos de água potável”, entretanto, “são consideradas impurezas” quando formadas na fabricação de ingredientes ativos dos medicamentos.

O Procon-SP recomenda a quem adquiriu o medicamento que mantenha o remédio em sua embalagem original e que não use a ranitidina.

“A farmacêutica deve proceder ao recolhimento do produto, substituindo-o ao consumidor ou ressarcindo os valores pagos”, esclareceu o Procon-SP em nota divulgada em seu site.

Qual medicamento usar no lugar da ranitidina?

Mesmo não havendo uma recomendação de interrupção do uso de ranitidina pelos pacientes, é possível que os mesmos tenham dificuldade de encontrar nas farmácias após o recolhimento de vários lotes de farmacêuticas diferentes. Por isso, pode ser necessário indicar outras medicações como omeprazol ou lansoprazol , por exemplo .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s