Qual a diferença de gripe , H1N1 e coronavírus ?

Os sintomas são semelhantes , mas com intensidades diferentes . Na dúvida sempre procure um médico , principalmente nos casos das crianças menores de 5 anos.

Febre

-Resfriado: baixa ou quase inexistente;

-Gripe comum: não ultrapassa os 39 graus;

-H1N1: mais de 39 graus e com início súbito.

Dor de cabeça

-Resfriado: baixa ou quase inexistente;

-Gripe comum: moderada;

-H1N1: intensa.

Cansaço

-Resfriado: moderado;

-Gripe comum: moderado;

-H1N1: extremo.

Dor de garganta

-Resfriado: moderada;

-Gripe comum: intensa;

-H1N1: leve.

Tosse

-Resfriado: leve a moderada;

-Gripe comum: moderada;

-H1N1: seca e contínua.

Catarro

-Resfriado: moderado;

-Gripe comum: forte e com congestionamento nasal;

-H1N1: incomum.

Dores Musculares

-Resfriado: leves;

-Gripe comum: moderadas;

-H1N1: intensas.

O que é o novo coronavírus?

É um novo vírus que tem causado doença respiratória pelo agente coronavírus, com casos recentemente registrados na China.

Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. O vírus atual apresenta até o momento baixa letalidade e a principal complicação é a pneumonia e o desconforto respiratório ( falta de ar ). Ele é mais perigoso do que o da gripe suína , o H1N1.

As investigações sobre transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato, está ocorrendo e ocorre através de gotículas de saliva ( eliminadas por espirros ou tosse ) e contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão.

O vírus pode ficar incubado por duas semanas, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

Verdades e mitos

1. Gripe mata ? Sim .Se não for tratada a tempo, pode causar complicações respirar graves, inclusive a morte, sobretudo nos grupos de alto risco.

2. Quem tomou a vacina precisa tomar de novo ? Sim. Os anticorpos diminuem após alguns meses da aplicação .

3. Lavar as mãos é eficaz contra gripe ? Sim. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o simples ato de lavar as mãos reduz em até 40% o risco de contrair doenças como gripe, diarreia, infecção estomacal, conjuntivite e dor de garganta.

Um lembrete : aglomerações facilitam o contágio ! Por favor evitem ir ao Pronto Socorro desnecessariamente ! Este será o local mais contaminado em uma epidemia.

4. Quem tomou a vacina da pneumonia está protegido ? Não . A vacina da pneumonia previne contra bactérias e da gripe , contra alguns tipos de vírus .

5. Existe risco para os nossos filhos ? Ainda não há motivo para preocupação . Os casos estão sendo acompanhados e até o momento não há confirmação no Brasil , mas apenas 3 casos suspeitos .