Crianças precisam reforçar vacina contra febre amarela em 2020

Para aumentar a eficácia da vacina contra febre amarela, o Ministério da Saúde instituiu um reforço para crianças com quatro anos. Desde primeiro de janeiro, a recomendação é que crianças que se vacinaram entre nove e 12 meses de idade voltem nas unidades de saúde para receberem o reforço.

A preocupação do Ministério da Saúde aumentou depois de confirmação da morte de 38 macacos por causa da doença nos Estados do Paraná (34), São Paulo (3) e Santa Catarina (1) nos últimos seis meses.

O que é febre amarela?

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa.

Aonde tem dengue , tem o mosquito transmissor da febre amarela .

Sintomas

Os sintomas da doença variam muito. Podem ser leves a ponto de serem confundidos com os de uma virose banal e regredir espontaneamente, ou podem evoluir para complicações graves e morte.

Febre com calafrios, mal-estar, dor de cabeça, dores musculares muito fortes, cansaço, vômito e diarreia são os sintomas mais comuns . Muito semelhante ao quadro clínico de dengue e chikungunya , a diferença está na pele e os olhos do doente , que adquirem um tom amarelado próprio da icterícia. Daí, o nome febre amarela.

Icterícia progressiva, hemorragias, comprometimento dos rins , do fígado , do pulmão, problemas cardíacos e encefalopatias , com convulsões e delírios são sintomas mais graves da doença, que podem levar à morte.

Vacinação

As crianças são vacinadas aos 9 meses de idade e este ano uma nova recomendação do Ministério da Saúde solicita uma segunda dose da vacina aos 4 anos de idade .

Extraído do documento técnico 09/01/2020 emitido pela Secretaria de Saúde do Estado de SP

Crianças acima de 5 anos não necessitam de uma segunda dose . A recomendação é clara : somente nas menores de 4 anos será realizada a dose de reforço .

Fica a dica .