Meu filho range os dentes , será verme ?

Seu filho range ou força os dentes quando está dormindo? Fique alerta, pois ele pode ter desenvolvido bruxismo, muito comum em crianças de até 6 anos de idade.

Um estudo brasileiro verificou a presença de bruxismos em 40% das crianças menores de 6 anos. Crianças com quadros de alergia, deficiência nutricional ( como anemias e falta de vitaminas ) , parasitoses e distúrbios endócrino e gastrointestinais apresentam mais frequentemente quadros de bruxismo.

Nem toda criança que range o dente tem verminose . As causas são múltiplas !

Por que isso acontece ?

O aparecimento do bruxismo pode estar relacionado a transtornos como ansiedade, hiperatividade, déficit de atenção e prescrição de medicamentos controlados. Por isso, é importante que o tratamento seja discutido com o seu pediatra.

Muitas vezes o ranger dos dentes é o sintoma de um problema maior.

Mas o uso de telas de forma precoce também colabora e muito com o aumento da incidência do bruxismo . Isso acontece porque elas ficam em estados de concentração muito prolongados e podem apertar e ranger mais os dentes caso passem muito tempo utilizando aparelhos eletrônicos. É muito estímulo visual e auditivo para um organismo que ainda está em desenvolvimento.

Sintomas

Geralmente, é fácil identificar se a criança desenvolveu bruxismo pela simples observação dos movimentos realizados por ela com a boca, seja acordada ou dormindo. Este distúrbio do sono pode levar a outros sintomas além dos desgaste dos dentinhos :

• Dores de cabeça: a estrutura muscular da cabeça está conectada com a da mastigação. O estímulo excessivo a deixa tensa e isso dispara as dores.

• zumbido no ouvido: a rigidez nos músculos instiga o zumbido como forma de igualar a pressão na cabeça.

• Dores musculares: por causa das contrações constantes, a musculatura fica cansada. Daí, é normal acordar com a bochecha dolorida.

• sensibilidade dos dentes : a força do apertamento compromete o esmalte dentário e pode até causar fissuras e quebras. Quando isso acontece, o dente fica mais sensível a temperaturas altas e baixas.

• Problemas na articulação: o bruxismo pode desencadear a disfunção da articulação temporomandibular, com deslocamento da mandíbula, estalos e dores na região.

É importante que os pais prestem bastante atenção nos filhos que têm entre 5 a 7 anos de idade, pois o distúrbio pode trazer consequências aos dentes, como fraturas, desgastes, sensibilidade e apesar de não apresentar risco de vida, esta condição clínica pode influenciar na qualidade de vida e do sono da criança

O que fazer ?

Como prevenção, especialistas apontam para o conceito de “higiene do sono”, utilizado para classificar os hábitos comportamentais saudáveis na hora de dormir que devem ser adotados desde cedo.

• Evitar dar o smartphone ou o tablet para a criança adormecer é um dos principais pontos.

• Praticar técnicas de relaxamento , como meditação , aulas de artes ( pintura , música ) e incentivar a prática de atividades físicas.

• Bons hábitos alimentares , evitando bebidas com cafeína como refrigerantes e alimentos açucarados ( mamadeira com achocolatado ) a noite .

• Consulta com um odontopediatra para acompanhamento dos dentinhos e um psicólogo para avaliação de quadros mais intensos .

Fica a dica .

Agendamento http://bit.ly/agendardrafernanda

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s