Por que não devemos usar soro com vitaminas em crianças ?

É muito comum pais solicitarem aos médicos no Pronto Atendimento um “sorinho ” para a criança , que doente , acabou não se alimentando adequadamente . A intenção , neste caso , seria de hidratar e repor pelo menos as “vitaminas” que a criança deixou de ingerir no dia .

Seja por diarreia , vômitos ou até dengue , a recomendação sempre é a hidratação por boca , ou seja via oral . Somente em alguns casos , como na desidratação por vômitos , fazemos uso da via injetável .

Por que faz mal ?

A absorção das substâncias na forma injetável é muito mais rápida e eficaz em relação à ingestão pela boca. Mas há aspectos negativos. A reposição injetável deve ser reservada apenas para casos particulares, em que há deficiência vitamínica confirmada em laboratório.

Normalmente, um paciente que recebe qualquer tipo de injeção intravenosa precisa ter seu historico médico analisado. Infusão de vitaminas em pessoas sem necessidade médica pode potencialmente colocar o fígado e os rins sob estresse.

No Reino Unido, dar esse tipo de injeção sem examinar o fígado e os rins antes é proibido.

O excesso de vitaminas pode causar alguns transtornos à saúde. Veja alguns exemplos de hipervitaminose: • Altos níveis de vitamina B3 causam problemas de pele em algumas pessoas

• Excesso de vitamina B6 pode levar a insensibilidade nos braços e pernas

• Níveis de vitamina C acima de 1g por dia por causam dor abdominal e diarreia

• Excesso de vitamina A pode causar dor abdominal, perda de peso, vômitos, visão borrada, irritabilidade e dor de cabeça

E lembre-se : sempre que se injeta algo em seu corpo, você está correndo o risco de infecção a partir do local onde foi feita a injeção. O procedimento quando realizado no hospital , eleva o risco de contrair doenças provocadas por bactérias multirresistentes .

Por isso, o soro só deve ser feito sob indicação médica e nunca para repor nutrientes da criança que não se alimenta .

Fica dica .