No peito do bebê tem um caroço : o que fazer ?

O surgimento de nódulo ou “caroço” nos mamilos de bebê é extremamente comum e pode ocorrer por um motivo muito simples .

Ambas as alterações ocorrem pela passagem dos hormônios maternos através do aleitamento. Estas substâncias irão estimular as glândulas mamárias do bebê (menino ou menina) , aumentando de tamanho . Pode até ocorrer a saída de uma secreção esbranquiçada , que na verdade , é o leite produzido na mama do bebê .

Esta saída de leite do peito do bebê, chamada de tumefação da mama ou mamite fisiológica, não é uma doença e não acontece com todos os bebês, acabando por desaparecer naturalmente, quando o organismo do bebê começa a eliminar os hormônios da mãe da corrente sanguínea.

A presença de hormônios femininos pode estimular a genitália da menina , tornando os pequenos lábios inchados e com uma coloração arroxeada. Algumas meninas podem ter a saída de uma secreção sanguinolenta , observada na fralda , que não dura mais de 3 dias . Presente nos primeiros dias de vida , é chamada de “menstruação” do bebê .

Fique tranquila pois não irá aparecer nenhum ” pelinho” ou desenvolver qualquer outra coisa. A vagina volta ao normal em até 3 meses . Já o sangramento , não passa do primeiro mês de vida .

O que NÃO fazer

• Não se deve espremer o peito do bebê para sair leite, pois pode inflamar e causar um abcesso que só passa com antibióticos ou, em casos graves, cirurgia;

• Deve-se apenas limpar o peito do bebê com água, caso o leite comece a vazar dos mamilos;

• Levar o bebê ao pediatra caso o peito fique vermelho, inchado e quente.

• Não use pomadas ou unguentos a base de ervas . A pele do bebê é muito sensível e pode provocar uma piora do quadro.

Fique tranquila que os nódulos desaparecem e não alteram os hormônios dos meninos ou meninas no futuro. É uma fase do desenvolvimento do bebê.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s