Recebi muitos pedidos para escrever um post sobre a adaptação escolar , mas sentia sempre que algo não se encaixava para mim. De repente veio um click! Antes de pensar em refletir nas mudanças para as crianças , devemos é trabalhar o comportamento das mães !
É tanta mãe mandando tchau, palavra de incentivo e até chorando nos portões das escola que até fico comovida com o sofrimento delas ( as crianças sempre ficam bem ) . Nos anos 80 não era assim, a criança tinha que ir para a escola e, se enrolasse para entrar, tomava chinelada ali mesmo, na frente de todo mundo.😳
O post de hoje é um alerta para as mães e pais : como devemos nos comportar e transmitir segurança durante esta etapa na vida dos nossos filhos e não provocar sofrimento pela separação.
Erros mais comuns
1. Chorar na porta da escola
Seu filho entra, chorando, esperneando. E seus olhos se enchem de lágrimas. No outro dia, ele entra, feliz da vida, que até se esquece de te dar tchau. E rolam as lágrimas novamente. Porta de escola é um ambiente em que nós, mães, devemos posar de fortes, bem-sucedidas, felizes e realizadas. Não pelas outras mães mas pelos nossos filhos. Eles precisam sentir segurança. Se virem a mãe chorando, vão achar que algo está errado.
2. Oferecer recompensa para a criança ficar na escola
Balas, tablet, McDonald’s, sorvete, casa da vó… são tantos prêmios ! A escola deve ser algo legal, que não precise de uma recompensa. Passe a ideia de que essa é uma nova fase , de que a criança cresceu . Transmitas todas as coisas boas que ela irá ver e ouvir . Issso será o maior prêmio .
3. Usar a escola como castigo:
Ameace mandar a criança para escola simplesmente porque ela te desobedeceu, e pague um psicólogo para o resto da vida.
4.Não conversar sobre como foi a escola:
A volta para a casa é um excelente momento para bater um papo sobre o dia. E se seu filho for daqueles que não conta nada da escola, não desanime ! Talvez você só não tenha feito a pergunta certa : nada de “como foi na escola ?” mas “o que você achou mais legal na escola hoje?” .
5. Sentir culpa por deixar seu filho na escola:
Se a mãe trabalha ou não , não é preciso sentir culpa. Seu filho precisa adquirir autonomia e independência, e isso ele só vai conseguir se aprender a se distanciar da mãe. As relações sociais com os amiguinhos e o ambiente são muito importantes nesta fase .
6. Ligar a cada 5 minutos:
Durante período de adaptação escolar, tudo bem ligar uma ou duas vezes para saber se está tudo bem, se é preciso buscar o filho mais cedo. Não banque a louca e ligue desesperadamente! Se o seu filho precisar, a escola vai te ligar.
7. Achar que seu filho passou o dia chorando:
Imaginação de mãe é uma coisa absurda : o que os olhos não veem o coração de uma mãe pensa dez vezes pior .Pense em coisas boas, em como seu filho deve estar se divertindo, em como a escolinha é um lugar bacana. Afinal , você escolheu a escola e não o contrário . Confie .
8 .Atrasar para buscar:
Quem nunca passou por isto : ficar por último na sala de aula . Nada mais triste para uma criança do que achar que foi esquecida. Uma coisa é você se atrasar vez ou outra por um motivo qualquer, mas se atrasar na época da adaptação escolar pode atrapalhar tudo.
Se identificou ? Então corrija !
Fica a dica .