Pesquisadores brasileiros da Universidade de Maringá criaram leite humano em pó , isso mesmo , leite materno em pó! Ele possui a mesma qualidade, sabor e valor nutricional. Não é incrível ?
O leite materno tem tudo o que o bebê precisa até os seis meses de vida, protegendo-o contra doenças. Em 2001, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a rede de Bancos de Leite Humano como uma das ações que mais contribuíram para redução da mortalidade infantil .
A Rede Brasileira é considerada a maior do mundo pela Organização Mundial da Saúde, porém o volume armazenado não é suficiente para atender à demanda, que é suprida por fórmulas infantil feitas a base de leite de vaca ( Aptamil , Enfamil , Novamil ou Nan).
O leite humano é superior a qualquer tipo de fórmula. Para cada litro de leite oferecido para as crianças prematuras é possível diminuir dois dias de permanência na UTI neo-natal e a alta hospitalar é mais precoce, pois as crianças ganham peso mais rápido e ficam mais resistentes.
Para os pesquisadores, o produto em pó tem grandes condições de atender à esta demanda reprimida dos bancos de leite. Isso permitiria aumentar o número de bebês de até seis meses de idade que se alimentariam com leite materno e não através de fórmulas infantis.
Atualmente, os bancos de leite materno trabalham com o produto pasteurizado e congelado. O processo, mesmo que muito elogiado pelos pesquisadores da área, torna curta a validade do leite, sem contar a infraestrutura complexa de armazenamento.
Benefícios
Considerando que o leite humano in natura é altamente perecível, a utilização do mesmo em sua forma em pó pode trazer vários benefícios.
Um deles seria a melhoria sobre o armazenamento e transporte, uma vez que o leite em humano em pó é muito mais resistente à contaminação microbiana e tem seu período de conservação altamente prolongado quando comparado à sua forma in natura.
Outro benefício é que possibilitaria o aumento da distribuição do material, uma vez que, em razão de sua maior durabilidade, o leite humano em pó pode ser distribuído para unidades bem distantes.
Doe a um banco de leite materno
São cerca de 160 mil litros de leite humano distribuídos todos os anos a recém-nascidos de baixo peso. E você pode fazer parte disso! Doar leite materno humano é um gesto que salva vidas. Estimativas do Ministério da Saúde apontam que um frasco de 200 mililitros de leite materno pode alimentar até 10 recém-nascidos.
Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite materno, basta estar saudável e não estar tomando nenhum medicamento que interfira na amamentação.
Quem quiser doar, pode procurar o banco de leite humano mais próximo ou ligar para o Disque Saúde, pelo número de telefone 136.