Remela no olho nem sempre indica conjuntivite

Os olhos produzem secreções (transparente ou amarelada). Popularmente conhecida como ‘remela’, a substância nada mais é do que sobra de lágrima carregada de poeira e gordura que se cristalizou durante o período em que a pessoa permaneceu de olhos fechados.

Mas quando esse muco é produzido em excesso, principalmente quando vem acompanhado de outros sintomas, como vermelhidão nos olhos, é preciso ficar atento.

Independentemente da causa, a recomendação é evitar ao máximo colocar a mão nos olhos para retirar remela, até porque eventualmente as mãos podem estar sujas e agravar ainda mais o quadro. A recomendação é realizar a limpeza com soro fisiológico 0,9% com uma gaze ou algodão . Evite usar toalhas .

Conjuntivite

A conjuntivite é uma inflamação da membrana ocular, acompanhada de vermelhidão e secreção. É uma das principais causadoras do aumento de produção de secreção ocular.

Pode ter causa bacteriana, viral ou alérgica. Nas duas primeiras, é muito comum que a formação de uma substância branca ou amarelada, como se fosse uma espécie de pus e todas são acompanhadas de irritação ( olho vermelho ) e prurido ( coceira ).

Ressecamento ocular

Em média, as pessoas piscam entre 14 e 18 vezes por minuto. O piscar promove uma limpeza de toda sujeira e oleosidade depositada na superfície dos olhos e os mantém hidratados. O problema é que, com a diminuição das piscadas, vêm o ressecamento dos olhos e a irritação desencadeada pelo acúmulo de sujeira.

A principal causa ? Eletrônicos como tablets e celulares .

Blefarite

Inflamação e infecção dos cílios , gera aumento da secreção ocular mas nem sempre acompanhada de irritação da conjuntiva ( olho vermelho ). Muito comum em crianças , pode vir acompanhada ou não do hordéolo ( terçol).

A pálpebras podem ficar “coladas” pela manhã e terá presença de crostas , principalmente na base dos cílios . Uma medida eficaz é a limpeza com xampu de bebê ( pois não provoca irritação ocular ) 1 a 2 vezes ao dia .

Gripe

Infecções respiratórias como gripes e resfriados podem provocar remela no olho das crianças e até uma irritação leve da conjuntiva . Mas ao contrários das outras doenças oculares , evolui com melhora espontânea em até 3 dias .

Não há muita secreção , apenas na parte interna do olho ( cantinho de dentro ) , de coloração amarela ou esverdeada, e muita congestão nasal .

Super dica

Nunca use colírio por conta própria , principalmente os que já foram utilizados . A chance desta medicação estar contaminada é muito grande e pode ter efeito contrário – piorar à infecção .

O olho é sensível e um tratamento feito de forma incorreta pode levar à perda da visão . Cuidado