Tire o sapatinho do seu bebê !

Todo cuidado é pouco com os bebês e uma pergunta sempre fica no ar – faz bem deixar o bebê dicar sem meia ou sapato? E a resposta é sim!

Para o desenvolvimento motor adequado – como o estímulo da marcha .Os pés do bebê são uma das ferramentas mais importantes para que ele possa conhecer o mundo, pois têm uma maior sensibilidade tátil, muito mais fina do que as mãos, o que ajuda a obter informações do mundo exterior. Seus pés permitem que ele receba estímulos importantes que influenciam seu desenvolvimento sensorial.

Na maturidade muitos adultos podem ter problemas nos pés, às vezes derivadas de alterações na primeira infância e é por isso que devemos cuidar dos pés das crianças.

Estudos como o publicado pela Universidade de Madrid, recomendam deixar bebês descalços, já que o movimento e o estímulo sensorial através dos pés descalços é um fator de estimulação maturacional, do desenvolvimento proprioceptivo e do desenvolvimento intelectual da criança. 

Deixar o bebê descalço por algum tempo por dia permite o reconhecimento de sensações relacionadas a temperaturas e texturas, que favorecem sua aprendizagem.

Durante os primeiros 8 ou 9 meses de vida o bebê utiliza os pés para se informar sobre o mundo exterior: toca com eles tudo o que está ao seu alcance, os manipula e os leva à boca. Antes de começar a caminhar, o bebê necessita da informação que recebeu das plantas dos pés e das estruturas profundas (as articulações) para poder coordenar os movimentos e conseguir o equilíbrio.

Por isso, não devemos diminuir a sensibilidade dos pés calçando-os.Nessa etapa talvez não haja necessidade de usar calçado : se quisermos evitar o frio nos pés utilize sapatinho de tricô ou meia para permitir a mobilidade dos pés. 

Superfícies como areia, água, grama ou tapetes esponjosos são perfeitos para estimular seus sentidos e ajudá-lo a explorar o mundo.

O fato de o seu pequeno andar com toda a sola do pé ajuda a ter uma maior consciência de cada etapa. Dessa forma, ele tem mais informações para organizar seus padrões de movimento e permanecer em equilíbrio.

Fica a dica .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s