Você anda comprando composto lácteo ou leite para o seu filho?

Quantas mães não ficam em dúvida na seção de leite do supermercado? Ao avaliar as marcas disponíveis, em algumas latas o rótulo destaca que o produto é fonte de cálcio, ferro e zinco, além de conter um “mix” de vitaminas. Parece uma boa opção para crianças, certo?

O que muita gente não sabe , é que ao invés de levar leite , está comprando composto lácteo . Exemplos de composto lácteo : Neslac (Nestlé), Ninho Fases (Nestlé), Efagrow (Mead Johnson), Milnutri (Danone), Ideal (Nestlé).

Qual a diferença entre o leite em pó e o composto lácteo ?

Leite em pó

Leite em pó é o produto obtido por desidratação do leite de vaca integral, desnatado ou parcialmente desnatado e apto para alimentação humana. É um produto natural, composto por água, gordura, vitaminas, proteínas, enzimas e lactose e tem o cálcio mais biodisponível.

Composto lácteo

O composto lácteo surgiu como uma alternativa ao leite de vaca. É parte leite de vaca ( que deve ser no mínimo de 51%), óleos vegetais ( no lugar da gordura animal ) e prébióticos.

É um produto industrializado , mais caro do que o leite em pó. Muito pais o utilizam sem nem saber que se trata de um composto lácteo , como é o caso do Ninho fases.

Mas não é melhor para crianças ?

A propaganda do composto lácteo o promove como um alimento nutritivo, que ajudaria no desenvolvimento e aprendizado das crianças. No entanto, se a criança tiver uma alimentação saudável, ela não precisa de nada disso.

A maior desvantagem do composto lácteo está na quantidade de açúcar :

Um produto voltado para o público infantil , entre 1 a 5 anos de idade não deveria ter tanto açúcar e xarope de milho. Possui o dobro de carboidrato de um lata de leite em pó .

Considerando as informações nutricionais de um composto lácteo de uma marca famosa, em apenas 100 ml do produto diluído, um bebê de 7 a 12 meses ingere mais da metade do consumo energético recomendado para um dia todo.

E não se esqueça : quantas mães não adicionam achocolatado em pó ou farinha láctea ( Mucilon) com o Ninho fases?

Não é um produto adequado para o público infantil , que sofre com os índices crescentes de obesidade .

Xarope de milho faz parte da composição

Ele é mais barato, mais doce, mais solúvel nos alimentos e de mais fácil estocagem que o açúcar tradicional e tem um poder adoçante maior do que o açúcar, podendo ser utilizado em quantidades proporcionalmente menores para alcançar o mesmo poder adoçante.

Embora seja usado como alternativa ao açúcar tradicional – e visto por muitos como uma substituição saudável – o xarope de milho tem as mesmas calorias e provoca um impacto idêntico no corpo do que o açúcar.

Ingerir alimentos produzidos com o xarope de milho tem o mesmo efeito de se consumir uma refeição com alto teor de gordura. O excesso pode ser convertido em um tipo de gordura chamada triglicerídeos que, quando elevada, contribui para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Dou prioridade a alimentos reais, sem tantos processos industriais e adição de suplementos vitamínicos.

A justificativa de que possui vitaminas e óleos vegetais , não compensa o preço pago. Uma boa alimentação , natural e variada , é a melhor escolha para a necessidade diária de vitaminas .

Fica a dica .

23 comentários

  1. [PAI, MÃE, VOVÓ, VOVÔ, TITIOS… POR FAVOR, LEIAM ESTA HISTÓRIA!] Estamos vivendo o pior momento de saúde pública do século. Aí você vai ao supermercado que você confia, com pressa, usando máscara 😷😷, limpando as mãos o tempo todo ou de luvas, compra o máximo que puder para não precisar voltar ao supermercado tão cedo, escolhe as marcas que mais conhece e confia sem perder muito tempo olhando opções e preços. Seu foco é comprar o que precisa, sair do supermercado e chegar em casa com segurança e com seus alimentos para sua família. Até aqui, ok. Esta é a rotina da maioria dos brasileiros.

    Chegando em casa, os cuidados continuam… Aliviado(a) por ter saído vivo(a) do supermercado, chegou a hora de limpar TUDO que comprou. Lava tudo com água e sabão ou álcool, coloca pra secar, muda várias coisas de embalagens, joga o que pode fora, incluindo a notinha (NF) do supermercado e só, enfim, vai tomar banho. Depois de um tempo, exausto(a), guarda todas as coisas. Até aqui, ok ainda…

    Dias depois, chegou a hora de fazer aquela vitamina para as crianças…🥛🥛 Acabou a última lata de leite em pó das últimas compras, então você pega uma das latas novas… No primeiro dia, você usa o “leite”, faz a vitamina e tudo normal. Até percebe um pouco mais doce mas acha que foi a banana que estava madura. Outro dia, segue em frente e os hábitos continuam… percebe que o leite está mais fraco (aguado), coloca mais uma colher de “leite” e as crianças bebem. Até estranha, mas você está usando aquela marca de “leite” que você confia e acredita na qualidade. Então você acha que foi só impressão sua. Na segunda, terceira ou quarta lata (sei lá), por acaso percebe os dizeres “COMPOSTO LÁCTEO” onde deveria estar escrito “LEITE EM PÓ INTEGRAL”. 😱😱😱😱

    NÃO É POSSÍVEL, PENSA!!!! Olha as latas restantes no armário e bate aquela decepção…😔😢🤦🏻‍♂️

    Então vem aquele sentimento e a certeza de que foi ENGANADO!!! Lembra do dia das compras em que você pegou as latas no mesmo local do supermercado onde sempre ficam as latas de leite em pó. Olha pra lata e percebe que toda a composição visual do rótulo é praticamente IDÊNTICA aos leites que comprou toda a vida (de vez em quando até mudam um pouco a embalagem, mas continuava sendo o mesmo leite). Lembra de tudo, desde a escolha da marca do “leite” em detrimento de outra marca… e percebe que tudo foi feito para TE ENGANAR!!!!

    Então resolve pesquisar e descobre que um monte de gente foi enganado igual a você!!!! Desde a construção da embalagem até a disposição no supermercado, tudo foi pensado para te enganar. E, pior, conseguiram!

    Aí você lê mais um pouco e vê, que além de ter comprado um produto que NÃO É LEITE, descobre que aquilo não é indicado para seus filhos e que a quantidade que vem na lata é MENOR que a lata do leite original, e que você realmente precisa usar mais desse produto para a mesma quantidade de água que sempre usou, além de confirmar que esse produto é mais adocicado mesmo. 😡😡🤬🤬 Esta lata não tem 400g como a original e o preparo é feito com 2 colheres a cada 180 ml de água e não 2 colheres a cada 200ml de água, como o original.

    Ou seja, TUDO ERRADO!

    Todo fabricante tem o direito de criar novas linhas, modificar seus produtos, etc… Mas sejam honestos. Deixem claro para seus consumidores, por respeito, por honestidade… Fazer isto que estão fazendo é feio, sujo e no meio de uma pandemia é desumano. Queremos um país melhor, mais justo, sem corrupção, respeitando os cidadãos… isso vale para os políticos, servidores públicos, cidadãos em geral e para TODOS OS EMPRESÁRIOS E LÍDERES DE NEGÓCIOS… Se queremos nosso Brasil melhor, temos que ser pessoas melhores… quem lidera os CNPJs que produziram e venderam estes produtos são CPFs, pessoas, que podem fazer melhor, jogando limpo, respeitando seus clientes.

    Isso aconteceu comigo! Comprei 10 latas de “leite” que era COMPOSTO LÁCTEO NESTLE NINHO FORTI+ no Supermercado Supermercados Mundial

    Fica aqui registrado a minha decepção e desabafo.

    Paz e bem!

    Se você se identificou e passou por isso, compartilhe este post para alertar outras famílias!

    O que você pode fazer:
    1. Compartilhar esta informação (este post) nas redes sociais
    2. Voltar ao supermercado e exigir a troca do produto
    3. Registrar reclamação no site do fabricante
    4. Buscar um órgão de defesa do consumidor
    5. Deixar de comprar dessa marca, pois não merece mais sua confiança
    6. Deixar de comprar no supermercado (mas cuidado porque muitos possuem a mesma prática)

    O Site do fabricante:
    1. https://www.ninho.com.br/produtos/ninho-forti/leite-po-integral
    2. https://www.ninho.com.br/produtos/ninho-forti/leite-po-instantaneo-novo-mix (até o link continua enganando e está escrito leite em pó)

    Alguns links que explicam a diferença:
    1. https://saopauloparacriancas.com.br/diferenca-leite-em-po-composto-lacteo-polemicas/
    2. https://www.mixfiscal.com.br/composto-lacteo-leite-em-po/
    3. https://drafernandapediatra.com/2020/02/21/composto-lacteo-ou-leite-em-po-conheca-as-diferencas/
    4. http://www.bebamaisleite.com.br/noticia/voce-sabe-a-diferenca-entre-formulas-compostos-lacteos-e-leite

    #Niterói #niteroi #rj #icarai #camboinhas #santarosa #inga #saofrancisco #charitas #jardimicarai #saodomingos #jurujuba #piratininga #itaipu #caramujo #fonseca #ititioca #barreto #engenhoca #vilaprogresso #pepequeno #badu #lagoadeitaipu #guiadeniteroi #niteroiurgente
    #nestle #nestlebrasil #ninho #leiteninho #leiteninhonestle

    Curtido por 1 pessoa

  2. Ola, adorei o posto, foi de muita ajuda, já dei meu menino 1ano 3 meses, ninho fases, achei q deu muito gases, (acho q devido o xarope de milho, descobri ao ler este posto) pois milho p ele dá gases. Agora uso ninho instantâneo integral, melhora dos gases porém, fezes sólidas,vou balanceando, com bastante frutas!!!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Olá, antes, o leite em pó instantâneo Ninho, era leite em pó mesmo . Agora ele está escrito Composto Lácteo com fibras . Olhando a composição, ele parece um leite integral mesmo, mas com as fibras. Não se assemelha em nada com a composição do neslac, por exemplo .
    Será q é isso mesmo? Tenho medo de contar dando ele depois de terem mudado o nome.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s