Qual a diferença de gripe , H1N1 e coronavírus ?

Os sintomas são semelhantes , mas com intensidades diferentes . Na dúvida sempre procure um médico , principalmente nos casos das crianças menores de 5 anos.

Febre

-Resfriado: baixa ou quase inexistente;

-Gripe comum: não ultrapassa os 39 graus;

-H1N1: mais de 39 graus e com início súbito.

Dor de cabeça

-Resfriado: baixa ou quase inexistente;

-Gripe comum: moderada;

-H1N1: intensa.

Cansaço

-Resfriado: moderado;

-Gripe comum: moderado;

-H1N1: extremo.

Dor de garganta

-Resfriado: moderada;

-Gripe comum: intensa;

-H1N1: leve.

Tosse

-Resfriado: leve a moderada;

-Gripe comum: moderada;

-H1N1: seca e contínua.

Catarro

-Resfriado: moderado;

-Gripe comum: forte e com congestionamento nasal;

-H1N1: incomum.

Dores Musculares

-Resfriado: leves;

-Gripe comum: moderadas;

-H1N1: intensas.

O que é o novo coronavírus?

É um novo vírus que tem causado doença respiratória pelo agente coronavírus, com casos recentemente registrados na China.

Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. O vírus atual apresenta até o momento baixa letalidade e a principal complicação é a pneumonia e o desconforto respiratório ( falta de ar ).

As investigações sobre transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato, está ocorrendo e ocorre através de gotículas de saliva ( eliminadas por espirros ou tosse ) e contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão.

O vírus pode ficar incubado por duas semanas, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

Verdades e mitos

1. Gripe mata ? Sim .Se não for tratada a tempo, pode causar complicações respirar graves, inclusive a morte, sobretudo nos grupos de alto risco.

2. Quem tomou a vacina precisa tomar de novo ? Sim. Os anticorpos diminuem após alguns meses da aplicação .

3. Lavar as mãos é eficaz contra gripe ? Sim. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o simples ato de lavar as mãos reduz em até 40% o risco de contrair doenças como gripe, diarreia, infecção estomacal, conjuntivite e dor de garganta.

Um lembrete : aglomerações facilitam o contágio ! Por favor evitem ir ao Pronto Socorro desnecessariamente ! Este será o local mais contaminado em uma epidemia.

4. Quem tomou a vacina da pneumonia está protegido ? Não . A vacina da pneumonia previne contra bactérias e da gripe , contra alguns tipos de vírus .

Como o novo coronavíus (COVID-19) se comporta em bebês?

Recentemente foi publicado na revista JAMA, o primeiro estudo que analisou os casos do COVID-19 em crianças . Foram analisados os dados divulgados pelo Ministério da Saúde da China até o momento e seguem abaixo os destaques:

-Identificou-se 9 casos de hospitalização em lactentes menores de 1 ano, com diagnóstico confirmado, entre 8 de Dezembro de 2019 e 6 de Fevereiro de 2020;

-As idades variaram entre 28 dias de vida e 1 ano de idade;

-Quatro pacientes tiveram febre, 2 com sintomas respiratórios leves, 1 caso assintomático que testou positivo por contato domiciliar e 2 sem informações sonre os sintomas;

-O tempo médio entre o início dos sintomas e o internamento foi de 1 a 3 dias; ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

-Todos os 9 bebês tiveram casos de COVID-19 em outros membros da família, e os casos ocorreram após um dos familiares ter tido o quadro viral;

-Nenhum dos 9 lactentes necessitou de internamento em UTI, ventilação mecânica ou tiveram qualquer tipo de complicação grave;

Esses dados, mesmo que preliminares e com amostra bastante reduzida, nos apontam um dado tranquilizador, que aparentemente a doença não é tão severa nesse grupo de risco para complicações dos quadros de infecção respiratória aguda.