Aptamil , Enfamil ou Nan : Qual a melhor fórmula para bebês ?

Com tanta variedade , fica muito difícil escolher entre as marcas e às vezes optamos pelo menor valor , mas nem sempre isso é o ideal . Como saber qual a melhor fórmula láctea para o nosso bebê ?

Primeiro vamos saber um pouco mais sobre a composição : a maioria das fórmulas infantis é à base de leite de vaca modificado, para que se pareçam o mais possível com o leite materno. Os fabricantes modificam o leite de vaca para o consumo de bebês. Ajustam os níveis de carboidratos, proteínas e gordura, e acrescentam vitaminas e minerais.

A proteína do leite é bastante alterada nas fórmulas para tornar sua digestão mais fácil. Os bebês só estarão aptos a digerir leite de vaca normal (integral) depois do primeiro ano de vida.

O principal carboidrato presente no leite materno é a lactose. Em algumas fórmulas infantis há presença de maltodextrina (fragmento de amido), que confere sabor artificialmente adocicado e aumenta a viscosidade do leite, conferindo saciedade.

O que não pode faltar em uma boa fórmula ?

O ideal é usar fórmulas que contenham prebióticos e ácidos graxos conhecidos como LC-PUFAS.

• Prebióticos aparecem na fórmula com os nomes GOS e FOS. São, na sua maior parte, carboidratos que servem de alimento às bactérias benéficas que vivem no intestino, favorecendo o crescimento desses microorganismos e melhorando assim a saúde da criança.

•LC-PUFAS aparecem na fórmula como DHA e ARA e são gorduras do bem, essenciais para o desenvolvimento neurológico da criança., auxiliando no desenvolvimento cognitivo e do sistema nervoso central.

E aí qual a diferença entre as marcas ?

As diferenças entre as fórmulas se baseia basicamente na quantidade de prebioticos e na quantidade de gorduras benéficas . Algumas fórmulas contém ingredientes “especiais” , como magnésio na composição para facilitar o funcionamento do intestino ( Novamil AO) ou espessantes ( amido ou alfarroba) , como no caso das fórmulas antirefluxo.

São muitas marcas , então vou diferenciar somente as principais marcas do mercado , ok?

NAN : Pro é o produto mais vendido . A linha Comfor se diferencia pela presença de prebioticos e o Supreme pela presença da proteína do leite parcialmente hidrolisada , sendo ideal para crianças com história de alergia a proteína do leite de vaca na família .

O Nestogeno é a opção mais barata , mas não conta com os benefícios dos prebioticos e a composição de vitaminas é inferior .

Aptamil : Premium é a fórmula mais vendida . A linha Pró futura se diferencia pela presença de gorduras boas na composição , auxiliando no desenvolvimento neurológico .

Enfamil : possui apenas duas versões , sendo a Gentlease com a proteína do leite parcialmente hidrolisada . As duas versões possuem uma molécula especial , que atua na melhora do desenvolvimento neurológico , a MFGM.

Qual a melhor fórmula ?

De um modo geral , elas são bem parecidas . E todas “tentam” imitar a composição do leite materno , que sempre será o melhor alimento para o bebê .

Como cada bebê é único , não há como oferecer uma única resposta a esta questão . Por isso o trabalho do pediatra é fundamental , pois somente após a avaliação da criança e seguimento se consegue a melhor fórmula .

A minha dica fica com relação ao valor : vale a pena o investimento . Sei que as vezes o valor de uma determinada fórmula pesa no orçamento da família , mas como o bebê quando o bebê se alimenta exclusivamente de fórmula , devemos optar sempre pelo melhor produto .

Fica a dica .

57 comentários

  1. Oi boa noite o meu bebê não pegou o peito ele tomava na desde do hospital mas ele deu cólica e coco saindo verde troquei pro aptamil Premium tbm não se deu agora ele toma aptamil profutura ele se dar mas ele tá aparecendo ums carocinho dele o médico e as pessoas fala q é por causa do calor mas tenho medo de ser o leite mas tbm não quero tá trocando

    Curtir

  2. Boa tarde Dra, poderia nos ajudar ?
    Nosso filho está com 18 dias e teve que entrar na fórmula porque o ganho de peso estava bem baixo, iniciamos com o NAN SUPREME, ocorre que eu tenho notado que as gases e as cólicas aumentaram muito, ele se contorce todo, fica vermelho, parece que a barriga dele fica se movimentando de um lado para outro, somos pais de primeira viagem, nos ajude por favor. O que podemos fazer ?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, meu filho toma o nan supreme, no início dava um pouco de cólica e depois ele adaptou, a pediatra dele sugeriu mudar para o aptamil active ou enfamil gentlease, mas a composição é praticamente a mesma do supreme e o preço bem maior. Não fizemos a mudança e as cólicas diminuíram mto. A pediatra sugeriu um site da botica alternativa para comprar um remédio natural colibaby e o remédio é maravilhoso. Comprei 2 vezes. Agora meu bebê tem 4 meses e não tem mais cólica. Entra nesse site e compra o remédio, tem a promoção que vem com tintura de algodoeiro que ajuda na produção de leite, se estiver usando o leite como complemento.

      Curtir

  3. Boa noite!
    Minha filha tomava o Nan Supreme mas mudamos para o Nan HA por orientação médica, mas ela está tendo episódios isolados de diarreia e sempre perto do final da mamada começa a chorar com gases e as vezes faz coco. Dá uma pena, tenho que comprar outro leite porque está acabando, então pensei no Aptamil, mas qual seria sua opinião?

    Grata!

    Curtir

  4. Minha bebê tem três meses, iniciamos com o Aptamil Premium os gases e as cólicas estavam fazendo a pobrezinha nem conseguir mamar, aí passei para o Pro Futura foi a mesma coisa depois de alguns dias agora estou no NAN Premium e está a mesma coisa, ela se contorce de cólica e e de gases. Tudo isso com a orientação do pediatra. Qual fórmula é a mais indicada para estes tipos de acontecimentos?

    Curtido por 1 pessoa

  5. As fórmulas Netogeno e Milupa, que são “segunda linha, da Nestle e Danone, respectivamente, não contem DHA e ARA. Tenho o costume ler toda a embalagem.
    É recomendado usar? Pergunto porque traz uma economia de R$ 60,00/mês pra mim. Quero dar um melhor pra minha filha mas nesse tempo de crise as contas apertam.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Tá, mas qual sua opinião? Qual o melhor leite na sua opinião? Que eles são iguais nós sabemos, que eles tentam imitar o LM nós sabemos, e que esses três são os melhores nós tbem sabemos disso. Mas dos três, em sua opinião, qual o melhor? O título da matéria é qual o melhor leite, então nos dê sua opinião.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s