Como proteger seu filho contra o coronavírus ?

O novo coronavírus, que causa a COVID-19, pode ser transmitido entre pessoas. A doença pode se espalhar por meio de pequenas gotículas do nariz ou da boca – expelidas por uma pessoa infectada . Essas gotículas “pousam” em objetos e superfícies ao redor da pessoa. Outras pessoas se infectam tocando esses objetos ou superfícies e depois tocando nos olhos, nariz ou boca.

Ainda não existe tratamento no momento . Não há vacina ou medicamento antiviral específico para prevenir ou tratar a COVID-2019. Mas fique tranquilo , pois até o momento , a maioria dos pacientes se recupera com cuidados de suporte.

Com apenas algumas medidas você pode reduzir ( e muito ) a probabilidade de deixar seu filho e a sua família contraírem a doença !

Como se prevenir ?

• Evite o contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe , ou seja , só leve seu filho ao Pronto Atendimento se realmente houver necessidade . O fluxo de pessoas contaminadas é intenso nestes locais .

• Lave as mãos frequentemente com água e sabão. Se não tiver água e sabão, use álcool em gel. Mande na bolsa do seu filho e ensine-o a usar com frequência .

• Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

• Mantenha os ambientes bem ventilados, com portas e janelas abertas.

Não coma em locais de atendimento médico : frequentemente vejo crianças comendo bolachas , bebendo sucos ou salgadinhos . Se você trouxe de casa , lembre-se de que a criança passa a mão irá levar a mãozinha na boca com frequência ( aquela mesma que foi no chão do hospital , na porta do banheiro …) . Se não trouxe e te ofereceram , seja educado – agradeça e não aceite.

• Não deixe seu filho sentar ao chão fora de casa , principalmente em hospitais e clínicas ( acredite , isso é suuuper comum).

• Use lenços de papel para assoar o nariz e faça muita limpeza com soro fisiológico ;

• Se a criança estiver doente ( mesmo gripada ) não a deixe ir à escola ou festinhas e evite ir até na igreja . Assim você evita a disseminação da doença;

• Crianças saudáveis ficam protegidas com uma boa alimentação e vacinação em dia !

• Pessoas sem sintomas respiratórios, como tosse, não precisam usar máscara médica. A OMS recomenda o uso de máscaras para pessoas que apresentam sintomas da COVID-19 e para aqueles que cuidam de indivíduos com sintomas, como tosse e febre.

• crianças em casa : os governos de São Paulo e Rio de Janeiro suspenderam as aulas nas escolas da rede pública e particular a partir de segunda-feira (16) —em São Paulo isso acontecerá de forma gradual e a suspensão completa será no dia 23. De acordo com Marco Aurélio Safadi, presidente do Departamento Científico de Infectologia da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), em outros países essa medida contribuiu para o achatamento da curva da evolução da doença, e diminuiu a proliferação.

Mas lembre- se : não estamos de férias !Não está na hora de viajar, de ir ao teatro. Está na hora de evitar aglomerações. Temos que ter cuidado para não espalhar uma infecção grave como essa a pessoas mais suscetíveis.

Crianças tem risco de desenvolver formas mais graves da doença ?

Enquanto ainda estamos aprendendo sobre como o novo coronavírus afeta as pessoas, idosos e pessoas com condições médicas pré-existentes (como pressão alta, doenças cardíacas ou diabetes) parecem desenvolver doenças graves com mais frequência do as crianças .

Um comentário