Ibuprofeno pode agravar quadro de coronavírus

O alerta foi feito está semana pelo ministro da Saúde francês, Olivier Véran, contra o uso de ibuprofeno em infectados —segundo ele, esse tipo de medicamento pode agravar a pneumonia causada pelo Covid-19.

A Organização Mundial de Saúde NÃO recomenda o uso de IBUPROFENO em casos de pacientes com suspeita de infecção por coronavírus devido a associação da medicação com maior incidência de gravidade da doença .

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o ibuprofeno deve ser evitado por aumentar os níveis de um receptor que facilita a entrada do vírus nas células. O estudo em questão indica de que esse receptor facilitaria a entrada do vírus na célula. Essa recomendação de não utilização, portanto, é preventiva, até porque temos medicamentos alternativos para tratar os sintomas.

* O trabalho foi publicado pela Revista Lancet “Are patients with hypertension and diabetes mellitus at incresed risk foi covid-19 infection?”

A maioria dos infectologistas recomenda o uso de paracetamol (analgésico contra dor e febre) ou dipirona em vez de anti-inflamatórios.

Se você já está tomando medicamentos anti-inflamatórios ou em caso de dúvida, pergunte ao seu médico.