Vacina da gripe oferece proteção contra o coronavírus ?

Após o primeiro caso confirmado no Brasil e o aumento do número de pessoas infectadas no mundo , o número de casos suspeitos inevitavelmente irá disparar . Por isso é fundamental que as mães estejam atentas e bem informadas !

No entanto é compreensível que você tema pela situação. É uma boa ideia se inteirar nas informações, que vão ajudá-la a determinar com precisão seus riscos, para que você possa tomar precauções. Vamos as principais dúvidas :

O que é COVID -19?

COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo coronavírus descoberto em dezembro de 2019 na província de Wuhan na China .

Quais são os sintomas ?

Os sintomas mais comuns são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou diarreia. Esses sintomas, geralmente, são leves e começam gradualmente.

A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento especial. Cerca de 1 em cada 6 pessoas infectadas pelo coronavírus que causa a COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade para respirar.

As pessoas idosas e as pessoas com problemas médicos, como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves.

Tive contato com pessoas que viajaram recentemente para estes países com a doença . Devo me preocupar ?

Caso você não tenha sintomas e a pessoa também não, não se desespere. Não há necessidade de fazer exames. A coleta de exame de paciente assintomático é desnecessária. O vírus só é detectado quando há sintomas, de preferência nos primeiros 7 dias do início do quadro clínico.

O exame específico só está indicado no paciente sintomático (febre e tosse) que retornou de viagem internacional recente nos últimos 14 dias.

Vou viajar para um dos países com a doença e agora ?

Evite . Verifique a possibilidade de troca. Caso não seja possível evitá-la, tome ainda mais cuidado com a higiene das mãos, evite aglomerações e siga as recomendações gerais de proteção.

Comprei um produto que veio da China . É seguro abrir a embalagem ?

Sim. A probabilidade de uma pessoa infectada contaminar mercadorias comerciais é baixa e o risco de pegar o vírus que causa a COVID-19 em um pacote que foi movido, transportado e exposto a diferentes condições e temperatura também é baixo.

Tomei a vacina da gripe este ano e o ano passado . Estou protegido ?

Não. Até o momento não há vacina nem medicamento antiviral específico para prevenir ou tratar a COVID-2019.

A vacinação desafoga os serviços de pronto-atendimento e hospitais do sistema público e privado, que vão ter menos pacientes com gripe e mais espaço para um eventual surto de Covid-19 (o nome da doença provocada pelo novo coronavírus).

A vacinação também ajuda a diferenciar entre gripe e o coronavírus . Ora, se o sujeito recebeu a dose, porém apresenta sintomas como tosse e falta de ar, provavelmente não é o vírus influenza que os está causando. Aí, dependendo de outros critérios, o médico pode solicitar um exame para verificar a presença do novo coronavírus.