7 dicas para quando visitar o Pronto Socorro

Quantas vezes você chegou no pronto-socorro com seu filho e, no meio de tantas crianças abatidas e com febre, encontrou outras que corriam pela sala de espera ? Sim, nem todas as crianças precisavam estar lá, mas a ansiedade dos pais e até a dificuldade de falar com o pediatra são motivos que os levam a correr para o hospital mais próximo.

7 em cada 10 consultas não são urgentes

Cerca de 70% dos casos levados ao Pronto Socorro pediátrico não necessitariam de atendimento urgente. O contato com crianças verdadeiramente doentes pode expor estas crianças sem doença a um ambiente contaminado, colocando-a em risco.Vale a pena?

Os pais devem estar atentos , pois os pacientes que procuram o pronto socorro na maioria das vezes estão com doenças contagiosas : meningites , pneumonias , coronavírus e conjuntivites . A exposição desnecessária das crianças representa um grande risco de contrair novas doenças . Quanto menor a criança , maior o risco , como é o caso dos recém nascidos e bebês.

Devo deixar a criança doente em casa ?

Não ! Criança doente não precisa ficar sem atendimento , mas se o caso não é urgente , aguarde a consulta com o seu pediatra ou procure a unidade básica de saúde mais próxima .

No consultório o ambiente é mais arejado , com uma frequência de pacientes com menor gravidade e devido ao agendamento , o fluxo de crianças doentes é controlado pelo pediatra , reduzindo a exposição de quem está saudável.

Dicas para quem precisa ir ao hospital

1- Não leve a criança por queixas crônicas : tosse , dor abdominal , cefaleia , cólica . Sem não tiver sintoma de gravidade ( febre, vômitos , diarreia) , marque consulta com seu médico. A solução não estará em realizar um rx tórax ou no hemograma.

2- Não leve brinquedos : para diminuir o stress da criança , pais costumam levar bichos de pelúcia , naninhas e até tablets para entreter a criança enquanto aguarda a consulta . Mas lembre- se : hospital é local contaminado e brinquedos podem transmitir doenças .

3. Não peça um exame para ver se está tudo bem : se houver necessidade de fazer algum exame de sangue ou de imagem ( raio x) , eles demoram em média 2 a 4 hs para se obter o resultado . Quanto mais pacientes , maior a demora. Pensando nisso , não vá solicitar um hemograma para controle de anemia ou um raio x ao para ver se está tudo bem.

4-Procure ir no meio da manhã ou da tarde. Fora do horário de pico , com equipe mais descansada.Os melhores horários são até as 11 hs no período da manhã e até as 17 hs no período da tarde .O número de pacientes em espera é menor e portanto a chance de você ou o seu filho contrair alguma doença também diminui .

5- Evite o horário de troca de plantão , 07:00 hs e 19:00hs.O médico devem passar para o outro plantonista todos os casos internados e que necessitam de reavaliação.O atendimento fica parado e a fila aumenta , principalmente as 19:00 hs.

6 – Não leve os irmãos do paciente : o mesmo serve para avós , tios e outros familiares.O ambiente é contaminado, há risco de infecção por doenças respiratórias , conjuntivites, viroses. Geralmente a sala de atendimento é pequena e será necessário ficar somente o paciente e um responsável.Lembre-se :trata-se de uma urgência .

7- O que é urgência ?

👍 Quando devo levá-lo ao PS :

– vômitos sem melhora após medicação em casa;

– quedas , queimaduras extensas e ferimentos profundos ;

– alergias extensas , como urticárias ;

– falta de ar ;

– intoxicação ( ingestão de medicamentos ou produtos de limpeza);

– dor intensa sem melhora após medicação E sintomas de gravidade associados ( febre ou vômitos );

– sonolência ou mudança de comportamento sem motivo aparente ;

– convulsão ;

👎 Quando não levá-lo ao PS:

– tosse ou coriza ;

– febre ;

– constipação ;

– diarreia ;

– cólica do bebê ou dor abdominal ( sem sintomas de gravidade );

– engasgo ou vômito eventual ;

– dor de cabeça ;