O que fazer em caso de terçol?

O hordéolo (ou terçol) é o resultado de uma infecção das glândulas por bactérias. Ele se parece com uma espinha inchada, localizada na base dos cílios, e apresenta uma pequena pústula (pus).

Em geral, os primeiros sinais são o rubor, sensibilidade e dor na borda da pálpebra. Posteriormente, surge uma pequena área arredondada, inchada e sensível. O olho pode ficar pouco tolerante à luz intensa, lacrimejar e provocar a sensação de corpo estranho.

Apenas uma parte muito pequena da pálpebra fica inchada, porém, por vezes, o inchaço pode tomar conta de toda a sua extensão. Na maioria dos casos, há também um ponto amarelo minúsculo no centro dessa região, em geral, na borda das pálpebras.

O terçol tem uma tendência a se romper após 2 a 4 dias, liberando uma pequena quantidade de pus, resolvendo o problema.

O que fazer ?

Nos casos de hordéolo, é importante não efetuar a expressão da glândula infectada (não apertar), devido ao risco de espalhar a infecção. Para ajudar a acelerar o processo de cura, devem ser aplicadas compressas mornas, quatro vezes ao dia. As gazes precisam ser esterilizadas e embebidas em água previamente fervida, para evitar contaminações.

O calor da compressa é o melhor tratamento, pois favorece o amadurecimento, a ruptura e a drenagem espontânea do terçol. Para os casos de terçóis externos, que não melhoram dessa forma, o oftalmologista pode indicar a drenagem cirúrgica.

Dicas

• não use água boricada ;

• não use colírios por conta própria ;

• use um xampu infantil ( não arde ao aplicar nos olhos ) com um pouco de água e algodão para fazer a limpeza dos olhos pelo menos 1 vez ao dia . O excesso de oleosidade pode favorecer o surgimento de lesões .