Casos de queimadura aumentam cerca de 30% na pandemia

O uso do álcool seja ele na sua forma líquida ou em gel é um dos aliados importantes na prevenção do coronavírus, além da higienização das mãos com água e sabão. Isso todo mundo já sabe, porém, um fato importante chama a atenção e serve de alerta principalmente para os pais, é quanto a queimaduras envolvendo crianças pelo uso do álcool.

Vale ressaltar que a maior parte dos casos ocorrem devido ao uso inadequado do álcool em gel . Muitos já vão direto para a cozinha preparar a refeição logo após a assepsia das mãos , manuseando o fogão e acabam se queimando.

O ideal é lembrar que quando passar o álcool gel e for manipular com fogo esperar um tempo até o produto secar.

De acordo com o Centro de Operações Bombeiro Militar (Cobom), não há um tempo específico entre o uso do álcool 70% e a manipulação de fogo. É necessário esperar secar – deixar a umidade sair das mãos ou deixar aquela sensação das mãos grudando passar.

Design by Freepik

O álcool gel, quando entra em combustão, possui uma chama que não é visível, principalmente em ambientes iluminados, já que o fogo demora mais tempo para consumir o produto. Mas, ainda pode causar queimaduras.

Já a criança, o correto é não deixar brincar próximo ao fogo e a orientação é fazer a lavagem das mãos com água e sabão, quando não for possível utilizar o álcool gel, mas, sempre supervisionado por um adulto.

Outras causas de queimaduras

Entre os incidentes mais comuns nas crianças de até seis anos de idade estão as escaldaduras, que são causadas pelo contato com líquidos quentes. A partir dos oito até os 12 anos, as lesões que ocorrem com mais frequência são as causadas pelo contato com combustíveis inflamáveis, como a gasolina, o querosene e o álcool.

Tenha cuidado!

* Não deixe as crianças sozinhas na cozinha, não permita que elas cozinhem e nem cozinhe com elas no colo.

* Sempre deixe os cabos das panelas virados para a parte de trás do fogão.

* Não forre a mesa com toalhas de pontas compridas, que possam ser puxadas.

* Teste a temperatura dos alimentos antes de oferecer aos pequenos.

* Procure conscientizá-los sobre os perigos das queimaduras, ensinando-os algumas atitudes de prevenção.

Como tratar?

Foi realizada uma pesquisa na Inglaterra sobre o que fazer em caso de queimadura e somente 10% acertaram a conduta adequada .A maioria respondeu que faria uso de substâncias caseiras como margarina , pasta de dente ou azeite de cozinha.

🤯 Inicialmente a região deve ser lavada com água fria por cerca de 30 minutos , para queimaduras por contato ( fogão) ou por líquido ( água quente). Compressas de água fria podem ser ser aplicadas no local e o uso de um analgésico como dipirona ou paracetamol é recomendado.O resfriamento das lesões com água fria é o melhor tratamento de urgência da queimadura. A água alivia a dor, limpa a lesão, impede o aprofundamento das queimaduras e diminui o edema (inchaço).

🤯 Se a região afetada for menor do que a área da palma da mão e não houver bolhas , siga esse tratamento . Caso a ferida afete uma área extensa ou evolua com a presença de bolhas , ou ocorra em áreas nobres como face , pescoço e virilhas , o ideal é procurar um pronto atendimento.

🤯 Com a lesão térmica , assim como a pele foi morta , não haverá bactérias na ferida . As infecções aparecem devido à manipulação inadequada do ferimento , por isso nunca estoure as bolhas . Elas funcionam como um curativo biológico e impedem o ataque de bactérias .

🤯 Em caso de queimaduras por líquidos , como álcool ou café , lave imediatamente todo o corpo e evite tirar a roupa no primeiro momento. Se a área afetada for extensa , ao tirar a blusa você poderá retirar a pele junto e piorar a queimadura.

🤯 Retire anéis , pulseiras e colares , porque rapidamente a área ficará inchada e será impossível retirar o acessório , além de comprimir a região e dificultar a circulação do sangue.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s